Menu

Festival de Pipas e Papagaios de Itabirito movimenta o Alto do Cristo

07/08/2023 às 18:56
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

O céu de Itabirito ganhou um colorido especial na manhã do último domingo, dia 6 de agosto. Proporcionando um bonito e alegre momento no Alto do Cristo, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, reuniu famílias e participantes de todas as idades para o Festival de Pipas e Papagaios.

A iniciativa visou resgatar a cultura de soltar pipas, uma tradição que marcou a infância de muitas gerações. O evento contou com uma comissão julgadora que premiou os participantes em três categorias: menor pipa, maior pipa, originalidade e criatividade.

“Há certas coisas que atravessam o tempo e cabe ao poder público sempre incentivá-las. Um exemplo disso é o Festival de Pipas e Papagaios. Além de ser uma oferta que proporciona lazer à cidade, fazemos com que as famílias se encontrem e as gerações também compartilhem suas histórias”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.

Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

Tradição, diversão e resgate da infância

Famílias e amigos se reuniram para soltar pipas e papagaios, celebrando uma atividade que, há tempos, era comum e unia crianças e jovens em brincadeiras ao ar livre. A iniciativa também buscou incentivar o lazer, promovendo a interação entre os participantes.

Fabiana Amaro, moradora do bairro Vila José Lopes, esteve presente no festival com o marido Tiago e o filho Bernardo. Tiago conquistou o primeiro lugar na categoria maior pipa, enquanto Bernardo ficou em terceiro na categoria menor pipa. “Foi uma manhã bem gostosa, agradável e divertida. Também foi muito bom e gratificante sairmos vitoriosos”, afirmou.

Outro participante do festival foi Márcio Elias da Costa, também do bairro Vila José Lopes, que alcançou o terceiro lugar na categoria maior pipa e o primeiro lugar na categoria originalidade e criatividade.

“Eu gostei muito de participar do evento. É bom para incentivar os jovens a se distrair e a brincar. Resgatou bastante a infância. As crianças hoje em dia passam muito tempo no computador, no telefone. É uma coisa muito boa que a Prefeitura está fazendo. Um ambiente muito bom, ideal para divertir. Trouxe muita gente para cá e foi bom para as pessoas se comunicarem. Reuniu diversas famílias e trouxe meus filhos”, pontuou Márcio.

Brincadeira segura e divertida

Durante o evento, a Prefeitura promoveu a conscientização sobre os perigos do uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, que podem causar acidentes graves. Por meio da Guarda Municipal, foi realizada abordagem com os participantes sobre a importância de praticar a brincadeira de forma segura e responsável, alertando sobre os riscos dessas práticas.

Jeferson Fernando Braga participou do Festival com seus três filhos: João, Enzo e Luis. “Eu achei esse festival bastante interessante, ainda mais porque meus filhos adoram papagaios. Achei bacana essa iniciativa da Prefeitura porque incentiva as crianças que hoje só querem saber de tecnologia, como celular e videogame”, frisou Jeferson, morador do bairro Vila Gonçalo.

Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

Fonte: Natasha Natividade/prefeitura de Itabirito