Menu

Festival de Inverno da UFOP: confira a programação deste domingo (14)

14/07/2019 às 11:38
Tempo de leitura
5 min

Com o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Molevade não existe tédio de domingo. Por isso, o dia de hoje (14) está cheio de atrações nas três cidades que vão agradar a todos os gostos.

Exposições 

As exposições invadiram o Festival de Inverno neste domingo. Dando início aos trabalhos do dia, a exposição Artes Tipográficas está acontecendo desde às 8h15 e vai até às 17h, na Galeria Sesi Minas. Apartir das 9h, é o momento de prestigiar o trabalho de Olavo Bilac, com a exposição: Soneto Vila Rica. Ela rola até às 17h no Anexo 1 do Museu da Inconfidência.

Em seguida, de 10h às 15h, a Casa dos Contos traz a exposição: O que a vida quer da gente é coragem. Durante a tarde, no mesmo horário e no mesmo local, acontece as exposições: Me fazendo caminho e Bordado: Criação e Arte. As duas são na Galeria de Arte Nelo Nunno, de 13h às 18h.

Também de 13h às 18h, ocorre a exposição: Objetos e Indumentária Tropeira da Serra de Ouro Preto, no Espaço Cultural Cores, Flores e Sabores no bairro Morro São Sebastião. A exposição ainda vai oferecer uma degustação da culinária tropeira.

Fechando a programação de exposições, de 14h às 20h, a Casa anexa ao Clube XV de Novembro, oferece a exposição: OKimono.

Mão na massa: cursos e oficinas

Com o Festival, além de olhar e observar, você também coloca a mão na massa a partir das diversas oficinas e cursos que são oferecidos. Dessa forma, neste domingo, das 10h até às 17h, acontece a oficina: Vivências com a Pedra Sabão, no bairro Santa Rita de Ouro Preto.

Também a partir das 10h, o Festival traz uma nova técnica do patchwork: o Log Cabin. Ele vai ocorrer no Auditório do Paço da Misericórdia, até 12h. Quem se interessa pelo mundo da música deve gostar do curso: Prática e criação de videoclipes. Ele será realizado na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, de 14h às 17h. A partie de 14h às 15h, o Coletivo Reconecta realiza a oficina de Fanzine, na praça do bairro Piedade.

As artes das ruas também invade o Festival. Portanto, de 14h às 16h, ocorre a oficina de Grafite, no bairro Piedade/Taquaral.

Hora de brincar

As crianças também vão poder se divertir nesse domingo, a partir das 14h, começa a programação infantil de férias que no anexo do Museu da Inconfidência. De 14h até às 17h, ocorre a oficina: Brincadeiras infantis, no Auditório do Paço da Misericórdia.

Apresentações do domingo

A partir da 14h, o Trio Regali se apresenta no Corredor Cultural Antônio Dias, no Largo de Marília. Ainda no Corredor Cultural, acontece a intervenção artística: Corpocidade, às 15h. No mesmo horário, mas em local diferente, na Ponte Seca, será realizado o espetáculo: A incrível mulher do calcanhar para trás. Em seguida, às 16h, o Grupo Fundo de Panela se apresenta no Corredor Cultural.

Na praça da UFOP, a partir da 16h, Celso Alves traz o melhor do MPB, às 20h30, o show será a cargo do Candanguêro.

A partir da 17h, o Coletivo Reconecta, toma conta da praça do bairro Piedade. Começando com a apresentação de um grupo de Breackdance. Às 18h30, terá as apresentações artísticas de Arthur TK, Vini B1 e Balzac, além do Sarau com microfone aberto. Em seguida, às 19h30, acontece a Batalha da Pracinha. Posteriormente, às 20h30, os artistas Província da Mente, Formação Guerrilha, Subver$o, MDR e MC Carol, sobem ao palco para encerrar os eventos no local.

Variados

Para quem procura começar o dia com mais tranquilidade, a meditação: Conexão Ancestral com Isabel Prado é a pedida certa. A prática vai acontecer no Centro Cultural Casa do Padre Faria, de 9h às 12h. De 10h às 17h, acontece a Arte no Paço, no auditório do Paço da Misericórdia. A partir de 13h até 14h, ocorre a Demonstração de artes marciais: Karatê, na praça Mestre Agostinho, no bairro Padre Faria.

Os amantes da leitura vão se encantar pelo projeto Biblioterapia: A hora do Conto, que acontece no auditório do Paço da Misericórdia. Às 16h, no anexo do Museu da Inconfidência, será exibido o documentário Tarja Branca. No mesmo local, mas às 18h30, ocorre a Mostra Mazzaropi.

Bar do Festival

O Bar do Festival abre os portões a partir das 22h. Às 23h, o grupo de reggae, Chimarruts sobe ao palco para animar o público.

Mariana

Em Mariana, a programação começa às 14h, na Praça da Sé, com a Conexão Férias, promovida pelo grupo Osquindô. No mesmo local, às 20h30, se apresenta a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais.

João Monlevade 

A partir das 15h até às 18h, acontece na Praça da Prefeitura de João Monlevade, o Piquenique Acordar Cultural e Brinquedo para crianças, com apresentação artística, troca de livros e brincadeiras. Também na praça, de 16h às 17h, ocorre um oficina de Street dance.

 

COMENTÁRIOS