Menu

Agenda Cultural: Melim e Tico Santa Cruz se apresentam hoje (18)

18/07/2019 às 09:56
Tempo de leitura
4 min

Nesta quinta-feira (18), o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade promete agitar as cidades. Com programação para os três municípios, o evento mistura cultura e muita música. O Festival de Inverno da UFOP tem atrações para todas as idades e durante todo o dia. Nesta quinta-feira também se inicia os shows musicais em comemoração aos 323 anos de Mariana.

Durante a noite, shows com personalidades famosas pretendem agitar a noite de Mariana e Ouro Preto. Melim, pelo aniversário de Mariana, e Tico Santa Cruz, pelo Festival de Inverno, são as atrações que se apresentam nas duas cidades da Região dos Inconfidentes.

As atrações já começam desde bem cedo e vão até o fim do dia. Com exposições, oficinas e apresentações, tanto para as crianças quanto para os mais velhos.

Acordando com o Festival

Continuando na programação diária, em Ouro Preto acontece às 9h, no Atelier Bretas, localizado no bairro São Francisco, a Oficina de Pedra-Sabão: Nosso Ouro. Ainda pensando na pedra-sabão, entre 10h e 17h, continua a mostra “Vivências com a Pedra-Sabão”, em Santa Rita de Ouro Preto.

Às 9h da manhã há programação em vários pontos do município. Na Galeria de Arte Nello Nuno acontecem as Exposições: Me fazendo caminho e Criação de Arte. 

Já às 10h, em Ouro Preto, acontecem as exposições “O que a vida quer da gente é coragem”, na Casa dos Contos. Já no anexo do Museu da Inconfidência, acontece a mostra Soneto “Vila Rica”, de Olavo de Bilac. Ambas as exposições se iniciam às 10h e fecham às 17h.

Programação durante a tarde

Hoje (18), a programação do Festival de Inverno para a tarde está recheada, tanto em Ouro Preto e Mariana, quanto em vários locais nas cidades da região dos Inconfidentes, e também nos distritos.

Em Amarantina, distrito de Ouro Preto, acontece às 14h, Oficina de Malabares, na Casa Bandeirista de Amarantina. Ainda no distrito e no mesmo horário, acontece a Oficina Agroecologia – Ciência, Prática e Movimento, também na Casa Bandeirista de Amarantina.

Já no distrito de Lavras Novas acontece a Oficina de Stencil, às 14h.

Em Ouro Preto, a programação do Festival de Inverno também começa já no início da tarde. Às 13h terá a Exposição: Objetos e Indumentaria Tropeira da Serra de Ouro Preto com degustação da Culinária Tropeira. A exposição ocorrerá no Espaço Cultura, Cores, Flores e Sabores, no Morro São Sebastião. Ainda às 13h haverá a Oficina de Perna de Pau, no Centro Cultural Piedade.

Em Mariana, às 13h acontece a Exibição do documentário Dandara e Debate sobre questão urbana com Bella Gonçalves, na Igreja do Rosário.

Já às 14h, em Ouro Preto, haverá diversas atividades nas escolas. Na Escola Municipal René Gianetti acontece a Oficina de Musicalização: Criando música com o corpo. Já na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, acontecerão cursos e oficinas. Entre eles, todos às 14h, estão os Cursos de Prática e Criação de Videoclipes e Produção Musical. Ainda na escola, acontece a Oficina: Dança Afro e contemporaneidade.

Às 16h, em Mariana, acontece a Oficina Ocupação Urbana e Autogestão, no espaço Prainha.

Muita música durante a noite

Hoje a noite das cidades da Região dos Inconfidentes estarão repletas de música boa para espantar o frio de Mariana e Ouro Preto. Atrações gratuitas e também pagas vão agitar os municípios.

Nacionalmente conhecida, a banda Melim vai à Mariana para fazer um show gratuito. A apresentação também faz parte das comemorações dos 323 anos da cidade. O Show de Melim acontece gratuitamente, às 22h, na Praça Minas Gerais. O show acontece depois do Festival Canta Mariana, que inicia às 20h.

Já no Bar do Festival, quem se apresenta é o cantor de rock Tico Santa Cruz. A apresentação tem início às 1h. Mas atenção: a entrada é paga. Dessa forma, os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

As apresentações musicais, que prometem espantar o frio da noite e madrugada de Ouro Preto, acontecem tanto na Praça da UFOP, quanto no Bar do Festival. Às 20h se apresentará a banda Hollybomba na Praça da UFOP.  Já às 22h, quem se apresenta, no mesmo local, é a Banda Velotrol.

Ainda em Ouro Preto, acontecerá apresentações de Seresta em diversos pontos da cidade. Entre eles estão a Casa da Ópera, Praça Tirandentes, Rua do Ouvidor, Largo do Coimbra e Largo Marília de Dirceu.

COMENTÁRIOS