Agenda Cultural MGFestival de InvernoMarianaOuro PretoRegião dos Inconfidentes

Agenda Cultural: Melim e Tico Santa Cruz se apresentam hoje (18)

Nesta quinta-feira (18), o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade promete agitar as cidades. Com programação para os três municípios, o evento mistura cultura e muita música. O Festival de Inverno da UFOP tem atrações para todas as idades e durante todo o dia. Nesta quinta-feira também se inicia os shows musicais em comemoração aos 323 anos de Mariana.

Durante a noite, shows com personalidades famosas pretendem agitar a noite de Mariana e Ouro Preto. Melim, pelo aniversário de Mariana, e Tico Santa Cruz, pelo Festival de Inverno, são as atrações que se apresentam nas duas cidades da Região dos Inconfidentes.

As atrações já começam desde bem cedo e vão até o fim do dia. Com exposições, oficinas e apresentações, tanto para as crianças quanto para os mais velhos.

Acordando com o Festival

Continuando na programação diária, em Ouro Preto acontece às 9h, no Atelier Bretas, localizado no bairro São Francisco, a Oficina de Pedra-Sabão: Nosso Ouro. Ainda pensando na pedra-sabão, entre 10h e 17h, continua a mostra “Vivências com a Pedra-Sabão”, em Santa Rita de Ouro Preto.

  Metallica toca pela primeira vez em Belo Horizonte

Às 9h da manhã há programação em vários pontos do município. Na Galeria de Arte Nello Nuno acontecem as Exposições: Me fazendo caminho e Criação de Arte. 

Já às 10h, em Ouro Preto, acontecem as exposições “O que a vida quer da gente é coragem”, na Casa dos Contos. Já no anexo do Museu da Inconfidência, acontece a mostra Soneto “Vila Rica”, de Olavo de Bilac. Ambas as exposições se iniciam às 10h e fecham às 17h.

Programação durante a tarde

Hoje (18), a programação do Festival de Inverno para a tarde está recheada, tanto em Ouro Preto e Mariana, quanto em vários locais nas cidades da região dos Inconfidentes, e também nos distritos.

Em Amarantina, distrito de Ouro Preto, acontece às 14h, Oficina de Malabares, na Casa Bandeirista de Amarantina. Ainda no distrito e no mesmo horário, acontece a Oficina Agroecologia – Ciência, Prática e Movimento, também na Casa Bandeirista de Amarantina.

Já no distrito de Lavras Novas acontece a Oficina de Stencil, às 14h.

Em Ouro Preto, a programação do Festival de Inverno também começa já no início da tarde. Às 13h terá a Exposição: Objetos e Indumentaria Tropeira da Serra de Ouro Preto com degustação da Culinária Tropeira. A exposição ocorrerá no Espaço Cultura, Cores, Flores e Sabores, no Morro São Sebastião. Ainda às 13h haverá a Oficina de Perna de Pau, no Centro Cultural Piedade.

  Visitas em presídio de Ouro Preto são suspensas após tentativa de fuga

Em Mariana, às 13h acontece a Exibição do documentário Dandara e Debate sobre questão urbana com Bella Gonçalves, na Igreja do Rosário.

Já às 14h, em Ouro Preto, haverá diversas atividades nas escolas. Na Escola Municipal René Gianetti acontece a Oficina de Musicalização: Criando música com o corpo. Já na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, acontecerão cursos e oficinas. Entre eles, todos às 14h, estão os Cursos de Prática e Criação de Videoclipes e Produção Musical. Ainda na escola, acontece a Oficina: Dança Afro e contemporaneidade.

Às 16h, em Mariana, acontece a Oficina Ocupação Urbana e Autogestão, no espaço Prainha.

Muita música durante a noite

Hoje a noite das cidades da Região dos Inconfidentes estarão repletas de música boa para espantar o frio de Mariana e Ouro Preto. Atrações gratuitas e também pagas vão agitar os municípios.

  O Sine de Mariana oferece 44 vagas nesta terça-feira (13/08)

Nacionalmente conhecida, a banda Melim vai à Mariana para fazer um show gratuito. A apresentação também faz parte das comemorações dos 323 anos da cidade. O Show de Melim acontece gratuitamente, às 22h, na Praça Minas Gerais. O show acontece depois do Festival Canta Mariana, que inicia às 20h.

Já no Bar do Festival, quem se apresenta é o cantor de rock Tico Santa Cruz. A apresentação tem início às 1h. Mas atenção: a entrada é paga. Dessa forma, os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

As apresentações musicais, que prometem espantar o frio da noite e madrugada de Ouro Preto, acontecem tanto na Praça da UFOP, quanto no Bar do Festival. Às 20h se apresentará a banda Hollybomba na Praça da UFOP.  Já às 22h, quem se apresenta, no mesmo local, é a Banda Velotrol.

Ainda em Ouro Preto, acontecerá apresentações de Seresta em diversos pontos da cidade. Entre eles estão a Casa da Ópera, Praça Tirandentes, Rua do Ouvidor, Largo do Coimbra e Largo Marília de Dirceu.

Fechar