Menu

Festival de Inverno da UFOP: confira a programação desta terça (16)

16/07/2019 às 11:10
Tempo de leitura
4 min

A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade continua agitando as cidades. Nesta terça-feira, as atividades seguem ao longo do dia em Ouro Preto e em Mariana. E hoje elas estão um toque mais que especial, em comemoração ao aniversário da cidade.

Viva Mariana 

As comemorações do aniversário da Primaz de Minas começaram cedo, às 8h30 com a Missa Solene no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Às 10h será realizada, na Praça Cláudio Manoel, a Cerimônia de Outorga da “Medalha do Dia de Minas Gerais”.

Se por algum acaso alguém na cidade tiver esquecido do aniversário, o repicar de sinos das igrejas de Mariana marcado para acontecer ao meio-dia, vai lembrar a todos. Logo em seguida, às 12h15, várias manifestações culturais vão acontecer em diversos pontos da cidade.

Na parte da noite, às 18h, os fiéis vão poder participar da “Procissão da Padroeira Nossa Senhora do Carmo”, que sairá do Santuário. Encerrando as comemorações do dia, às 20h30, o show “Cantando para Mariana” com o Coral Tom Maior, agita a Praça da Sé.

Programação do Festival em Ouro Preto 

A exposição Artes Tipográficas continua encantando turistas e moradores, na Galeria Sesi Minas, de 8h15 até às 17h. A exposição “Me fazendo Caminho” também continua nesta terça das 9h às 18h, na Galeria de Arte Nello Nuno. No mesmo horário e local, acontece a exposição Bordado: Criação e arte.

Entre às 10h e 17h, a exposição “O que a vida quer da gente é coragem” estará aberta na Casa dos Contos. No Anexo 1 do Museu da Inconfidência, o Soneto “Vila Rica” de Olavo Bilac estará exposto,de 10h às 17h30.

A programação da tarde começa às 13h, com a “Objetos e Indumentária Tropeira da Serra de Ouro Preto com Degustação da Culinária Tropeira”. Ela vai até às 18h, no Espaço Cultural, Cores, Flores e Sabores, no Morro São Sebastião. De 14h até às 20h, a exposição “OKimono” invade a Casa anexa ao Clube XV de Novembro.

Oficinas e Cursos

As artes de diversas formas invadem as oficinas e cursos do Festival. A partir de 13h até 17h, acontece no Centro Cultural da Piedade, a oficina de “Pernas de Pau”. Às 14h, é hora da oficina de “Stencil, na Associação dos Moradores de Saramenha de Cima. O malabarismo também vai ser contemplado às 14h, na Casa Bandeirista de Amarantina – Casa de Pedra.

De 14h às 18h, será realizado o curso de “Pintura com ato presencial”, na Casa de Cultura do bairro Padre Faria. No mesmo local, a partir das 14h, ocorre a oficina de Shantala (massagem para bebês), ministrada por Cleia Barbosa. O evento também terá uma roda de conversa mediada por doulas.

Na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, acontecem três atividade no mesmo horário. De 14h às 17h, serão realizados os cursos de “Prática e Criação de videoclipes” e “Produção de Poesia”. Além da oficina de turbante “Ancestralidade Capilar”.

Para quem procura rir bastante, a oficina “Despertando o Palhaço Interior” é a pedida certa. Ela ocorre de 14h às 17h, na Associação Comunitária de Moradores do Bairro São Cristóvão. No mesmo horário, mas em local diferente, na Casa da Baronesa, acontece a oficina “Tecendo Memórias da Cidade”.

Variados 

Além das exposições, oficinas e cursos, outras atividades também estão na programação do Festival. Desse modo, de 10h às 17h, em Santa Rita de Ouro Preto, ocorre as “Vivências com a Pedra Sabão”. A criançada vai poder se divertir a partir das 16h, com a programação infantil de férias, no Anexo do Museu da Inconfidência. No mesmo local, às 18h30, a “Mostra Mazzaropi” vai estar aberta para visitas.

Às 19h, o papo será sobre dinheiro, com a “Roda de conversa: Orientação Financeira”, no Centro Cultural Casa do Padre Faria. O show “Quadros de exposição”, com o pianista Anderson Daher, acontece às 20h, na Casa da Ópera. No mesmo horário, o Quinteto Topázio Imperial se apresenta na Capela de São Cristóvão.