Menu

Instituto Federal está nos últimos dias de inscrição no processo seletivo com 400 vagas em cursos técnicos e superiores

18/05/2023 às 11:10
Tempo de leitura
2 min
Foto: IFMG/divulgação
Foto: IFMG/divulgação

Estão abertas, até 22 de maio, segunda-feira, as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2º semestre do IFMG, para os cursos técnicos e superiores. Os interessados em ingressar em um dos 11 cursos presenciais oferecidos nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves devem conferir as regras nos editais e se inscrever exclusivamente pela internet. Quem já se inscreveu, mas ainda não efetuou o pagamento do boleto, tem até o dia 23 de maio para fazer a quitação.

Para o processo seletivo deste semestre, foram disponibilizadas 397 vagas em cursos técnicos e de graduação. Os cursos técnicos serão oferecidos nas modalidades concomitante e subsequente. Na modalidade concomitante, o candidato pode fazer o curso técnico no IFMG enquanto cursa o Ensino Médio em outra escola. Já na modalidade subsequente, a formação é destinada a quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e procura formação profissionalizante. No Ensino Superior, também destinado a quem já terminou o Ensino Médio, existem opções de bacharelado ou tecnologia – esta última, uma formação mais rápida e prática. Veja aqui a lista de cursos ofertados.

Seleção

O processo seletivo para os cursos técnicos ocorrerá com a aplicação de uma prova presencial, no dia 18 de junho. Já para os cursos de graduação, são duas opções: aproveitamento da nota do Enem ou análise de histórico escolar e redação on-line. A segunda opção valerá somente para dois cursos do Campus Ribeirão das Neves (Administração e Processos Gerenciais).

Durante a inscrição, é necessário que o candidato informe seu CPF, um endereço de e-mail válido e um documento de identidade oficial. O candidato precisa optar por uma das modalidades de vagas de ações afirmativas (cotas) ou pela ampla concorrência (A0). É importante seguir corretamente as instruções sobre tipos de vagas disponíveis nos editais, pois os aprovados terão que comprovar, no ato de matrícula, o atendimento aos requisitos da vaga para a qual se inscreveram. Para se inscrever, há uma taxa de R$ 20, que deve ser paga até o dia 23 de maio.

EDITAIS, INSCRIÇÕES E MAIS INFOMAÇÕES: processoseletivo.ifmg.edu.br

Fonte: Jornalismo/IFMG

COMENTÁRIOS