Menu

5 anos do Hexa: Onde estão os campeões da Copa do Brasil pelo Cruzeiro?

17/10/2023 às 18:31
Tempo de leitura
5 min
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No dia 17 de Outubro de 2018, o Cruzeiro se tornava o único hexacampeão da Copa do Brasil, conquistando o segundo título de forma consecutiva, feito inédito até hoje.

YouTube video
Relembre os gols da partida de volta da decisão da Copa do Brasil.

Mas onde estão os jogadores que entraram em campo naquela partida que consagrou o Cruzeiro como o maior campeão do torneio?

Fábio

Um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, Fábio é o atleta que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, com 976 partidas. Hoje, aos 43 anos, Fábio atua no Fluminense e busca conquistar a Copa Libertadores pela primeira vez em sua carreira.

Fábio deixou o Cruzeiro ao fim de 2021 após divergências contratuais com a SAF de Ronaldo Fenômeno. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Edílson

Assim que chegou do Grêmio, no início de 2018, Edílson logo se tornou titular no time de Mano Menezes. Vestiu a camisa do Cruzeiro até meados de 2020, quando deixou o clube rumo ao Avaí. Atualmente, aos 37 anos, Edílson está sem clube. Sua última equipe foi o Grêmio, em 2022.

Dedé

Após o rebaixamento para a Série B, Dedé acionou o Cruzeiro na justiça e não atuou mais pelo clube. Em 2022, passou pela Ponte Preta e Athletico Paranaense até anunciar sua aposentadoria dos gramados.

Léo

Com 400 jogos com a camisa do Cruzeiro, o zagueiro Léo fez parte do elenco celeste até 2021. Em 2022, atuou pela Chapecoense e atualmente está sem clube.

Léo conquistou 2 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Brasil e 4 Campeonatos Estaduais pelo Cruzeiro. Foi um dos primeiros a anunciar sua permanência após a queda para a Série B. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Lucas Romero

Por conta da suspensão de Egídio e a falta de confiança de Mano Menezes no lateral-esquerdo reserva Marcelo Hermes, o treinador optou por improvisar o volante na defesa. Atuou pelo Cruzeiro até Julho de 2019 quando foi vendido ao Independiente, da Argentina. Desde o início do ano, Romero atua pelo León, do México.

Ariel Cabral

Volante argentino que viveu altos e baixos no Cruzeiro, Ariel esteve na Toca da Raposa até 2021. Nesse meio tempo, foi emprestado ao Goiás. Atualmente está sem clube, mas em 2022 atuou pelo Racing de Montevideo. É o atleta estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro

Henrique

Com 524 jogos com a camisa do Cruzeiro, Henrique esteve vinculado ao clube até o início de agosto. Em 2020, foi emprestado ao Fluminense e logo retornou para atuar na Série B pelo Cruzeiro. Atualmente está sem clube.

Após fracasso no Fluminense, Henrique retornou ao Cruzeiro e atuou por algumas partidas na Série B 2020. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Robinho

Um nome de muito destaque naquela campanha, Robinho vestiu a camisa do Cruzeiro até a Série B 2020. Em seguida deixou o clube rumo ao Grêmio. Em seguida atuou por Coritiba e Avaí. Hoje, aos 35 anos, Robinho está no Paysandu.

Recentemente, em entrevista ao Podcast GE na Rede, Robinho se declarou ao Cruzeiro

Rafinha

Um dos nomes mais criticados do time titular, muito por conta da disputa por posição com Arrascaeta, Rafinha exercia um papel tático muito importante no time de Mano Menezes. Deixou o Cruzeiro ao fim da temporada 2018, rumo ao Coritiba, onde encerrou sua carreira em 2021.

Thiago Neves

À época muito identificado com o torcedor, Thiago Neves foi o autor do gol da vitória no jogo de ida. Em 2019, a relação do atleta com a torcida foi se definhando à medida que o time se afundava na tabela. Deixou após o rebaixamento, passando por Grêmio e Sport. Hoje, aos 38 anos, Thiago Neves atua pelo Resenha FC, no Futebol de 7.

Ao ser apresentado pelo Resenha, Thiago Neves provocou o Cruzeiro com a famosa frase “Fala Zezé, Bom dia Cara”, um dos grandes símbolos do rebaixamento em 2019.

Hernán Barcos

Autor do primeiro gol da partida na Arena Corinthians, Barcos deixou o Cruzeiro no início de 2019. Ainda está em atividade, El Pirata passou por Atlético Nacional e Bashundara Kings – Tailândia, após deixar Belo Horizonte. Hoje, aos 39 anos, Barcos está no Alianza Lima, do Peru, desde 2021.

Lucas Silva

Entrando no decorrer da partida para dar solidez ao meio de campo e segurar o resultado, Lucas Silva encerrou sua segunda passagem pelo Cruzeiro ao fim do Campeonato Mineiro 2019 após o fim do empréstimo junto ao Real Madrid. Em 2020 Lucas acertou com o Grêmio e nessa temporada retornou ao Cruzeiro.

Lucas Silva tem 4 troféus nacionais com o Cruzeiro além de 3 títulos estaduais. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Raniel

Responsável pela assistência para o gol do título, Raniel entrou no lugar de Barcos na segunda etapa. Atuou pelo Cruzeiro até Junho de 2019, em seguida acertou com o São Paulo. Passou por Santos e Vasco e hoje atua pelo Qingdao West Coast, da China.

De Arrascaeta

Após epopéia para chegar à tempo para a decisão, por conta da partida com a seleção no Japão, Arrascaeta iniciou a partida no banco de reservas e marcou um lindo gol, de cavadinha, na saída do goleiro Cássio que consagrou o título da Copa do Brasil.

Após imbróglio com a renovação e manipulação por parte de Itair Machado, Arrascaeta deixou o Cruzeiro muito criticado pela torcida ao fim da temporada 2018. Com o passar do tempo e a descoberta dos esquemas do ex-diretor de futebol celeste, a relação da torcida com o atleta parece, finalmente, estar amistosa.

Desde 2019, atua pelo Flamengo, empilhando troféus no rubro-negro carioca.

Arrascaeta foi o autor do gol do título na Arena Corinthians. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
COMENTÁRIOS