Menu

Geladeira retrô: uma tendência em muitas propostas de decoração

11/11/2019 às 22:12
Tempo de leitura
5 min

Quando falamos em decoração de interiores, há formas de resgatar o passado sem deixar de lado as facilidades oferecidas pela contemporaneidade. 

Um exemplo é quando se utiliza elementos retrôs dentro de casa. Uma geladeira neste estilo pode ser o toque perfeito de design que você buscava para a cozinha. Saiba tudo sobre esta tendência incrível que está bastante em alta nos dias de hoje.

Crédito da foto: CASAon CASAon/Viva Decora

O que é o estilo retrô?

Fala-se muito no estilo retrô em sites e revistas de decoração. Mas do que isto se trata? Pois bem, é como é chamada a tentativa de inserir algo antigo ou de traços clássicos em uma composição moderna. Ou mesmo de criar algo novo, mas com um ar nostálgico. 

Este é, aliás, o foco de muitos projetos de interiores – algo que vem conquistando a admiração e o coração de vários designers e clientes.

Inspirado neste estilo de decoração, muitas empresas criaram objetos novos, mas que são lindas releituras de itens que existiam no passado. Mais precisamente, eles fazem referência aos anos cinquenta e sessenta. 

Este é o caso de alguns eletrodomésticos utilizados em cozinhas, como batedeiras, liquidificadores, fogões e as geladeiras, claro. 

Crédito da foto: Carla Cuono Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Crédito da foto: Ana Yoshida/Viva Decora

Sobre as geladeiras retrôs

As geladeiras retrôs tornaram-se uma tendência em projetos de decorações de cozinhas contemporâneas. Elas são, em primeiro lugar, elementos funcionais. Mas, certamente, roubam a cena por sua beleza e design também. Possuem um formato robusto, linhas arredondadas, cores fortes e detalhes ornamentais sutis. Dão a este tipo de ambiente uma personalização única; um toque alegre que encanta a todos.

Crédito da foto: Rico Mendonça/Viva Decora

Alguns modelos de geladeira retrô

Olhar para uma geladeira retrô é como abrir uma janela para o passado. Nem por isto este tipo de aparelho precisa fazer a decoração de uma cozinha parecer retrógrada. 

É como ter um objeto com cara de antigo, mas uma tecnologia moderna. Pode-se pegar um aparelho deste tipo, original e com uma boa estrutura, e reformá-lo, fazendo-o ficar novo. Ou investir em um modelo novo, com conteúdo moderno, mas um ‘visual de antiguinho’.

Crédito das fotos: Eduarda Corrêa e Monise Rosa/Viva Decora

Então, resumindo, adquirir uma geladeira com visual retrô nem de perto é abrir mão das facilidades que a contemporaneidade tem a oferecer. 

A aventura de encontrar um aparelho antigo em uma loja especializada e restaurar é para poucos. Mas o bom é que já existem várias marcas investindo em imitações de geladeiras convencionais – e até frigobares – em estilo retrô.

Dentre muitas opções de geladeiras retrôs que se pode encontrar no mercado, dois precisam ser citados. 

Os modelos da Brastemp – nas cores preto, vermelho e amarelo – são as mais populares. E têm também as Smegs – em tons como azul, rosa, laranja e verde –, que remetem melhor aos anos cinquenta.

Crédito da foto: Mariana Luccisano/Viva Decora

Crédito da foto: Ana Cano Milma e Fábio Morozini/Viva Decora

Dicas de como usar geladeira retrô na decoração

Para algumas pessoas é difícil imaginar o porquê de usar uma geladeira retrô no lugar de uma geladeira convencional na decoração de uma cozinha ou de outro espaço. 

Mas pelo o que já se pôde entender, os modelos retrôs podem ser tão bonitos quanto funcionais também. Então, vale a pena investir nesta ideia para ajudar na personalização de certos cômodos – isto pode vir a ser até a protagonista do cenário.

Crédito da foto: Aline Cobra Design e Arquitetura/Viva Decora

É impossível uma geladeira retrô passar despercebida dos olhos do observador. Ao adentrar o cômodo, logo a imagem deste eletrodoméstico lhe chamará a atenção. 

Sendo o aparelho na cor preta, vai lhe dar uma ideia de sofisticação; ou poderá ser em vermelho, uma cor bem intensa, que confere um toque mais rústico. O desafio é harmonizar seu visual ao restante da decoração. Mas, com planejamento, pode-se chegar a um bom resultado.

Crédito da foto: Tetriz Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Crédito da foto: D2N Arquitetura + Interiores e Espaço do Traço Arquitetura/Viva Decora

“O design retrô deixa a peça mais irreverente, mas em cores neutras pode se encaixar em ambientes clássicos. O ideal é que, nesses casos, essa peça esteja em segundo plano.”

“O ideal é ter todos os eletrodomésticos definidos no momento do início do projeto, assim, facilmente a marcenaria planejada é capaz de integrar essa peça com outros objetos de maneira harmônica.”

– arquiteta Marina Dubal, em reportagem de Correio Braziliense.

Pensando em incluir uma geladeira retrô na decoração de sua cozinha? É, pode ficar muito bonito, experimente, então!