Menu

Pode o Yuan digital tornar-se global? O que aconteceria ao dólar?

22/11/2023 às 21:26
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A digitalização da moeda em todo o mundo tomou forma rapidamente nos últimos anos. Atualmente, países como a China estão interessados em tornar o Yuan Digital global em breve. A principal preocupação é o que aconteceria ao dólar se o Yuan Digital finalmente se tornasse global. O resultado é que a moeda digital é uma onda que veio para ficar. Assim, a introdução de ainda mais moedas é inevitável. Portanto, se você está procurando uma plataforma de negociação confiável, pode considerar o Immediate Peak.

Dado o Bitcoin e outras criptomoedas importantes, é claro que existe um vasto potencial para o Yuan Digital crescer exponencialmente, desde que a infraestrutura adequada seja desenvolvida e adotada. Aqui estão alguns dos possíveis efeitos sobre o dólar se o Yuan digital se tornar global:

Redução da procura do dólar 

O dólar continua sendo uma das principais moedas em todo o mundo. Entretanto, este pode não ser o caso em breve, considerando a entrada maciça de moedas digitais no mercado. A pretendida introdução do Yuan digital no mercado global ameaça a demanda pelo dólar. O Yuan digital soma-se às criptomoedas como a Bitcoin e Ethereum, entre outras. Assim, o efeito imediato é que consumidores globais e usuários de moeda digital provavelmente mudarão sua atenção para o Yuan Digital, afetando o dólar.

Possível aumento ou diminuição do valor 

O aspecto do valor do dólar pode ser positivo ou negativo, dependendo das circunstâncias prevalecentes. Uma coisa notável é que o valor da moeda não é afetado apenas pela introdução de novas moedas. Alguns outros aspectos, como a inflação e a recessão econômica, também são agentes significativos na alteração do valor do dólar. Ainda assim, a introdução de uma nova moeda digital injeta nova concorrência, daí a probabilidade de uma diminuição do valor do dólar com o tempo. 

Por outro lado, a infraestrutura envolvida é uma consideração importante no que diz respeito ao aumento ou diminuição dos preços. Existe uma preocupação significativa de que o Yuan digital tenha uma infraestrutura robusta em comparação com outras moedas. A introdução do Yuan digital no mercado global é, assim, considerada uma concorrência substancial contra outras moedas existentes, tais como o dólar e a bitcoin. Uma força de protesto pode, no entanto, surgir. E isto pode envolver o aumento do status da infraestrutura do dólar, especialmente no que diz respeito à digitalização. 

Menor dependência do dólar 

O principal objetivo do governo chinês na conversão de moedas e notas em moeda digital é desafiar o domínio do dólar. Em essência, o uso atual do dólar na realização de pagamentos provavelmente será reduzido se o Yuan digital apresentar uma intensa competição. Outras moedas, incluindo o Yuan digital, atrairão mais usuários globalmente com menor dependência do dólar. Os meios de pagamento alternativos podem enfrentar os desafios subjacentes associados ao dólar hoje. 

Conclusão

A China continua sendo um país comercial significativo no mundo. E isto significa que a China já é uma superpotência em diversos aspectos e pode facilmente comandar o setor monetário. A introdução do Yuan Digital poderia ser o início do impacto mais significativo sobre o dólar, considerando o atual desempenho econômico e a capacidade comercial da China. Pode levar menos tempo do que o estimado para que o Yuan digital domine o dólar, agora que o governo chinês estabeleceu uma infraestrutura robusta para a migração de moedas e notas para a moeda digital. Em resumo, o dólar poderia estar em uma tendência de queda se o Yuan digital se unir ao bloco global.

COMENTÁRIOS