PolíticaReforma da Previdência

Governadores do Nordeste publicam carta contra Reforma da Previdência e medidas de Bolsonaro

Governo luta para aprovar a medida com risco de se afundar ainda mais em crise política

Governadores da região Nordeste se manifestaram por meio de uma carta na sexta-feira (15) contra pontos da Reforma da Previdência, como a criação do modelo de capitalização, e de outras medidas em análise pelo governo de Jair Bolsonaro, como por exemplo as possíveis mudanças no Estatuto do Desarmamento que ampliem a circulação de armas.

A insatisfação dos governadores do Nordeste – região que abrange 9 Estados– sobre a Previdência vai contra o discurso otimista do governo de aprovar a reforma. O ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria contando com apoio dos governadores para aprovar o texto e Bolsonaro chegou a afirmar que contará até com votos do PT, partido de oposição e com forte presença na região nordestina.

O documento informa que, em relação à reforma da Previdência, os governadores se posicionam “em defesa dos mais pobres, tais como beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social, aposentados rurais e por invalidez, mulheres, entre outros, pois o peso de déficits não pode cair sobre os que mais precisam da proteção previdenciária”.

A carta também manifesta rejeição à proposta de “desconstitucionalizar a Previdência Social, retirando da Constituição garantias fundamentais aos cidadãos”.

“Do mesmo modo, consideramos ser imprescindível retirar da proposta a previsão do chamado regime de capitalização, pois isso pode inclusive piorar as contas do sistema vigente, além de ser socialmente injusto com os que têm menor capacidade contributiva para fundos privados”, informam no documento. Ao invés de medidas que prejudicam os mais frágeis, consideramos ser fundamental que setores como o capital financeiro sejam chamados a contribuir de modo mais justo com o equilíbrio da Previdência brasileira”, completou.

Facebook Comentários

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios