Menu

MG App: Governo lança aplicativo para facilitar serviços prestados

25/07/2019 às 09:20
Tempo de leitura
3 min

O Governo de Minas Gerais lançou um aplicativo que promete facilitar a vida do cidadão mineiro. O MG App, que tem como proposta reduzir burocracias em diversos serviços prestados pelo estado, já está disponível.

O aplicativo pode ser usado em qualquer parte de Minas Gerais, e há funções que vão dos serviços de saúde e meio-ambiente, aos serviços como Copasa e Cemig.

Além dos serviços prestados pelo próprio governo, o aplicativo também pode ser utilizado para ter acesso a serviços oferecidos por outras instituições.  Um exemplo são os serviços prestados por instituições, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que também estão disponíveis.

O aplicativo é uma das medidas do programa Minas Atende. De acordo com o governador do estado, Romeu Zema, o objetivo do MG App é simplificar alguns procedimentos e diminuir a burocratização. Além de também, buscar a inovação na prestação dos serviços públicos estaduais. 

Entre as 18 áreas disponíveis para acesso, serviços da Copasa e da Cemig também podem ser utilizados. Nestes serviços o aplicativo permite que o cidadão possa acompanhar o histórico de pagamentos e solicitar segundas vias de contas. Além disso, a Copasa disponibiliza um serviço de aviso sobre vazamentos de água. 

Veja os serviços disponíveis no MG App

Na área da Saúde, o MG app oferece algumas facilidades, como por exemplo, consultas de farmácias onde remédios distribuídos gratuitamente estão disponíveis, e quais farmácias possuem o medicamento. Além disso, o App também solicita o cadastramento para ter direito a medicamentos de forma gratuita.

Pelo aplicativo é possível fazer agendamentos de serviços, como requerimento de seguro-desemprego e doação de sangue. Além disso, também há o agendamento de emissão da carteira de identidade e de segunda via do documento.

Já nos serviços de Segurança, pelo MG App o cidadão pode registrar boletins de ocorrência em casos de acidentes de trânsito sem vítimas, registrar perda de documentos, além de também poder emitir o atestado de antecedentes.

Além destes serviços, o aplicativo do governo também trás funções nas áreas de meio ambiente, como solicitação de agendamento para o licenciamento ambiental. 

Como utilizar?

Para utilizar os serviços do MG App basta baixar o aplicativo no celular, disponível na App Store e no Google Play. Caso tenha dificuldades para utilizar o aplicativo, o cidadão pode enviar uma mensagem para o Fale com o Governo, disponível na página inicial do aplicativo.