Take a fresh look at your lifestyle.

Governo de Minas Lança Projeto de Educação Científica Para Jovens do Ensino Médio

A Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio  é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Unibanco, Ação Educativa e Observatório de Favelas, que foi lançada na manhã da última terça-feira, 06 de junho, no auditório do Colégio Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central).

A ideia é levar a experiência de pesquisa e extensão a 3.452 estudantes, 221 professores, de 221 instituições de ensino estaduais, de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

O projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio” está estruturado em três ações – Territórios de Iniciação Científica (TICs); Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da diáspora (UBUNTU/NUPEAAs), e Conexões de Saberes. “Vamos estimular nos participantes o desenvolvimento do espírito investigador e da capacidade de problematizar questões do cotidiano de nossas juventudes no contexto escolar efetivando a pesquisa aplicada na escola e seu entorno”, ressaltou Andreia Martins, analista educacional da SEE.

Os Territórios de Iniciação Científica (TICs) apostam na interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior para que a realidade, os anseios e as trajetórias de vida dos jovens do Ensino Médio e os problemas que enfrentam em seus territórios tornem-se objetos de pesquisa. “Vai abrir os horizontes e estimular os estudantes a pesquisarem e vislumbrarem um futuro na carreira acadêmica”, disse Maria Helena Gomes, diretora da Escola Estadual Nova Contagem.

Veja a matéria completa no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Link: https://goo.gl/vXHm8K

Foto do link: William Campos Viegas (ACS/SEEMG)

Close