Menu

Governo de Minas realiza processo para seleção de 21 assistentes sociais e 42 psicólogos

10/10/2023 às 11:28
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) com o intuito de contratar assistentes sociais e psicólogos para fortalecer os trabalhos psicossociais e psicopedagógicos realizados nas escolas estaduais. As vagas são destinadas aos Núcleos de Atendimento Educacional (Nae) e as inscrições estão abertas até às 17h do dia 31 de outubro.

Segundo o Edital PSS SEE/MG nº 02/2023, estão disponíveis 63 vagas para Analistas da Educação Básica (AEB), divididas entre assistentes sociais (21 vagas) e psicólogos (42 vagas), para atuar nos Núcleos de Atendimento Educacionais distribuídos por diferentes municípios de Minas Gerais. O contrato terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As inscrições serão feitas de forma on-line, pelo site pss.educacao.mg.gov.br.

O processo de seleção será composto por duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consistirá na análise dos requisitos de contratação e das informações curriculares dos candidatos. A segunda etapa será uma entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG.

Conforme as disposições do artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e da Lei Estadual nº 11.867/1995, 10% do total de contratações realizadas com base no edital serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), de acordo com os critérios estabelecidos pelo Decreto Federal nº 3.298/1999, garantindo a compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo.

Os assistentes sociais e psicólogos, conforme a Lei Federal nº 13.935/2019 e a Resolução SEE nº 4.701/2022, desempenharão um papel essencial, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na prevenção e minimização de problemas educacionais, orientando a equipe gestora na mediação de conflitos e promovendo um ambiente propício para o aprendizado. O psicólogo, por exemplo, acompanhará o ambiente escolar, promovendo relacionamentos interpessoais saudáveis e contribuindo para a qualidade do ensino.

O PSS SEE/MG representa uma oportunidade importante para reforçar o suporte psicossocial nas escolas, garantindo um ambiente propício ao desenvolvimento educacional e ao bem-estar dos estudantes.