The news is by your side.

Governo de Minas cria canal para receber doações destinadas ao combate do coronavírus

O Governo de Minas gerais criou um canal para doações financeiras e mateiras voluntárias voltadas para a compra de insumos e equipamentos hospitalares durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Além do portal, uma força tarefa, composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Serviço Social Autônomo (Servas) e do Gabinete Militar do Governador (GMG), atuará nas arrecadações.

Para doar, basta acessar o Portal MG, e clicar no botão COVID-19 – Doe aqui. A força-tarefa também está disponível para tirar dúvidas no e-mail [email protected]. A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, falou para o site Agência Minas sobre a criação da ferramenta.

“Temos, hoje, diversas perspectivas de doação. Desde materiais e equipamentos médicos, como insumos tecnológicos, até tantos outros itens que podem nos auxiliar neste momento. Por isso, é fundamental que se reduza a burocracia para essas doações”, disse.

O Governo de Minas abriu espaço para receber, não só ajuda financeira, como também materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), prepara uma lista de materiais e especificações de acordo com as normas hospitalares que será divulgada para pessoas físicas e empresários que desejarem contribuir com este tipo de material.

Como fazer a doação

Após acessar o “Portal MG” e clicar no botão “COVID-19 – Doe aqui”, o doador preencherá um formulário com nome e e-mail para contato. Em seguida, já será possivo inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado, local de retirada (em caso de bens), entre outras. Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual. Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.

Veja também: Minas Gerais chega a 133 casos confirmados de coronavírus