Notícias

Horário de verão termina neste fim de semana

O horário de verão de 2018-2019, que começou em 4 de novembro, termina neste domingo (17). Os moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal deverão atrasar seus relógios em uma hora.

O ajuste deve ser realizado nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, nos estados de Minas Gerais,  Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

No ano de 2018, a data do início do horário de verão foi alterada. Antes, os brasileiros moradores das de regiões e estados que adotam a mudança tinham que adiantar seus relógios sempre no terceiro domingo de outubro.

No entanto, atendendo o pedido do Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Michel Temer assinou o decreto que encurtou a duração do horário de verão, para que o ajuste não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Na época, o governo federal  chegou a informar que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria mudada  para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar as provas do Enem, entretanto,  a medida não foi adotada.

Neste domingo (17), à 00h hora, termina o horário de verão. Os moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal deverão atrasar seus relógios em uma hora.

Mudança na data do início do horário de verão causa confusão

A mudança na data do início do horário de verão em 2018 causou diversos transtornos. Isso porque no dia 15 de outubro, usuários de smartphones reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos.

Nas redes sociais, as principais queixas estavam relacionadas à perda de  uma hora de sono em pleno retorno de feriado. Na oportunidade, os consumidores cobraram explicações junto às operadoras, sobretudo dos sistemas Android e IOS. O bug também afetou os aparelhos da Asus com chip da Tim.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de telefonia passaram pelo mesmo transtorno. Em grandes cidades brasileiras, com São Paulo, alguns relógios de rua também foram adiantados.

Facebook Comentários

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios