Menu

Ouro Preto: Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, será um hotel da rede Vila Galé de Portugal

No total, a rede hoteleira Vila Galé, possui 37 unidades, 10 no Brasil e 27 em Portugal.
04/04/2023 às 10:00
Tempo de leitura
3 min
Imagem: Nathália Souza/Prefeitura de Ouro Preto
Imagem: Nathália Souza/Prefeitura de Ouro Preto

A rede de hotéis Vila Galé, de Portugal, avaliou algumas cidades no ano passado com o intuito de instalar uma nova unidade em Minas Gerais. Em novembro, o presidente da hotelaria portuguesa, Jorge Rabelo de Almeida, visitou Ouro Preto e Brumadinho e, em nosso município, ele conheceu o Colégio Dom Bosco, acompanhado de representantes do Grupo Salesianos, gestor do prédio.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, que acompanhou a visita, exaltou a experiência vitoriosa do grupo Vila Galé e o novo empreendimento que, certamente, será um sucesso: “Ouro Preto e Cachoeira do Campo aguardavam com grande ansiedade uma definição sobre o imenso edifício que já foi quartel e colégio. Agora, com um super-hotel de bandeira internacional, comemoramos a conquista que trará benefícios para toda a região e para o Estado. Graças à soma de esforços entre o governo mineiro, os Salesianos e a Prefeitura, teremos um polo internacional de turismo em Cachoeira do Campo”.

O presidente da Vila Galé, Jorge Rabelo de Almeida, em entrevista ao Jornal Diário do Comércio, afirmou que havia visto muitas imagens da cidade, mas ao conhecer Ouro Preto pessoalmente, ficou comovido: “Fomos muito bem recebidos em Inhotim e maravilhosamente recebidos em Ouro Preto. Visitamos várias áreas para avaliar o que será feito”, revelou.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, ressalta que a vinda de uma rede internacional de hotéis é importante para a geração de emprego e renda para a nossa cidade, e também para atrair turistas estrangeiros para Ouro Preto: “Recebemos o presidente do grupo e sua equipe técnica e mostramos alguns espaços na sede e nos distritos, acompanhados de representantes da Secult e do Invest Minas. Posteriormente, fomos informados do acordo do Grupo Vila Galé e Salesianos para ocupação do antigo Colégio Bom Bosco em Cachoeira do Campo”, conta o secretário.

Guerra ainda ressalta que, em sua visita a Ouro Preto, o Grupo Vila Galé deixou bem claro que o modelo de hotel que será implantado aqui será o histórico, respeitando e preservando o patrimônio, e não o resort, como no nordeste: “A proposta é que seja no mesmo padrão de Portugal, de cunho histórico e cultural, respeitando a história do antigo quartel e Colégio Bom Bosco”.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, disse que é muito importante para o município receber uma rede de hotéis como o Vila Galé, com a bandeira internacional: “Depois de várias visitas, o Grupo concluiu que o ideal seria instalar o hotel no antigo quartel, em Cachoeira do Campo, com uma estrutura de grande porte. Com entusiasmo, nós esperamos que a geração de emprego e renda favoreça ainda mais o fortalecimento do turismo em Ouro Preto”.

No total, a rede hoteleira Vila Galé, possui 37 unidades, 10 no Brasil e 27 em Portugal. Há 20 anos, o primeiro hotel foi inaugurado em solo brasileiro, em Fortaleza e, a última unidade do grupo no Brasil foi o Vila Galé Alagoas, inaugurado em agosto de 2022, um investimento de R$ 150 milhões que proporcionou a criação de 350 novos postos de trabalho.

A expectativa para o empreendimento em Ouro Preto é grande, e a população, tanto da cidade quanto do distrito de Cachoeira do Campo e região, deverá ser beneficiada com essa implantação.

Fonte: Nathália Souza/Prefeitura de Ouro Preto