Incêndios atingem vegetação em Belo Horizonte e outras regiões do país

Por

Na noite desta última segunda-feira, um incêndio atingiu a vegetação próxima ao Ponteio Lar Shopping , na região centro-sul de Belo Horizonte. A via precisou ser interditada no sentido BH Shopping, devido as chamas, por volta de 18h30.

Inúmeras viaturas da Polícia Militar estiveram no local para realizar o combate as chamas, mas o fogo consumiu boa parte da vegetação. Não há informações do quanto a área verde foi consumida e nem de como começou o incêndio. As duas faixas da avenida Nossa Senhora do Carmo, que foram interditadas por causa do fogo, já estão liberadas. Veja abaixo o vídeo que mostra o momento do incêndio:

No último domingo (18), um incêndio também atingiu o Parque Estadual da Baleia, na Região Leste de Belo Horizonte. O incêndio tomou grandes proporções e devastou 60 mil m² da mata, perímetro que equivale a 8,4 campos de futebol padrão Fifa.

Outros focos de incêndio pelo país

O Brasil vive um ano com um gigantesco número de queimadas e incêndios florestais. Entre janeiro e agosto foram registrados 71.497 focos de queimadas por todo o Brasil. Mato Grosso é o estado com o maior número de ocorrências, contabilizando 13.641 pontos. O Parque Nacional Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, sofreu um incêndio que durou nove dias, tendo 11% da sua reserva florestal destruída.

Além disso, grande parte dos incêndios ocorrem em regiões de preservação ambiental, como o que ocorre a duas semanas na Amazônia. O tema gerou debate nas redes sociais e está nos assuntos mais comentados do Twitter, através da hashtag #PrayforAmazonia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio florestal aumentou 82% entre janeiro e agosto de 2019, em comparação com o mesmo período, em 2018.

Vale lembrar que a prática da queimada, seja em área rural ou urbana, é crime ambiental e infringe o artigo 54 da Lei do Meio Ambiente, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Deixe seu comentário

Tags :

Postado em 20 de agosto de 2019