The news is by your side.

Itabirito completa 96 anos; confira a programação do aniversário da cidade

Neste mês de setembro, o município de Itabirito, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, completa 96 anos. Para comemorar o aniversário da cidade, inúmeros eventos e projetos foram programados ao redor da cidade, até o dia 6 de outubro. Haverá também a festa do pastel de angu, quitute considerado patrimônio cultural do município. As atividades também envolvem shows, literatura, caminhadas, recitais, entre outras ações culturais.

Programação

Conheça itabirito

Em 7 de setembro de 1923, nascia a cidade de Itabirito que, em tupi guarani, significa “pedra que risca vermelho”. Itabirito está situada no Quadrilátero Ferrífero, a cidade é a ponte entre a capital mineira Belo Horizonte e a cidade histórica de Ouro Preto. Entre serras e montanhas, o município ocupa uma área de 541,93 km² e temperatura média anual de 18,5ºC. O clima da cidade configura como Tropical de Altitude, com período seco de junho a agosto e a época de chuvas entre novembro e março.

A cidade pertence a Bacia do Rio das Velhas, que corta parte norte de seu território. A sede do Município está localizada a 848 m de altitude. O Município é composto pelos distritos: São Gonçalo do Bação, São Gonçalo do Monte e Acuruí e comunidades: Barrinha, Bonsucesso, Bota Cabral, Cachoeirinha, Calado, Capanema, Córrego do Bação, Grota da Mina, Jaguara, Macedo, Mata, Medeiros, Palmital, Perobas, Pico, Ribeirão do Eixo, Saboeiro e Teixeiras.

A economia de Itabirito gira em torno da mineração, siderurgia e comércio, sendo que os dois últimos dependem invariavelmente da atividade mineral desempenhada no município.

Com três roteiros turísticos, Itabirito está inscrita na Associação dos Municípios do Circuito do Ouro. Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira do município por ordem do Papa João Paulo e as comemorações da data ocorrem nos primeiros quinze dias de agosto.

Leia também: Mariana vai receber o Campeonato Mineiro de Judô