21.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 30 novembro 2022

Itabirito sofre com novas inundações na madrugada desta quarta (30)

Cidade já sofre com inundações faz algum tempo, devido ao alto número de chuvas nos últimos anos.

Fábrica de fertilizantes em MG terá investimento de R$ 5 bilhões e 2 mil empregos serão gerados

De acordo com a prefeitura de Uberaba, o projeto é sustentável e possui alto grau de inovação tecnológica.

Mantenedoras da Festa do Pastel de Angu, de Itabirito, comemoram aumento nas encomendas

A Festa do Pastel de Angu 2019 já passou, mas para as pessoas que produzem essa iguaria, o trabalho está apenas começando. Após o sucesso do evento, as mantenedoras estão cheias de encomendas. Nilda Ferreira da Silva, Vanessa Santana de Melo e Conceição de Paula Moreira, as campeãs da Festa, estão empolgadas com a visibilidade de seus produtos.

A Festa do Pastel de Angu tem o objetivo de manter e divulgar a tradição de Itabirito. Para Nilda Silva, participar da festa foi fundamental para o sucesso nas encomendas. “O retorno da festa foi ótimo, não consigo colocar mais pasteis no freezer, pois é encomenda chegando toda hora. Que venham mais festas para agregar ainda mais nas vendas e na difusão do Pastel de Angu”, comemora a mantenedora.

A partir do sucesso das vendas, as mantenedoras vieram até a Prefeitura de Itabirito, no dia 17, para agradecer o incentivo, relatar como a Festa do Pastel de Angu mudou o plano de negócios e conversar sobre novos projetos para que esse patrimônio continue sendo divulgado no município. “Foi um momento de comemorar o presente e planejar novas ações para que o Pastel de Angu faça ainda mais sucesso, aqui e no mundo”, resume Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Projetos

O Pastel de Angu, como um patrimônio imaterial de Itabirito, ganhará mais investimentos do poder público para incentivar o turismo e o empreendedorismo. Algumas novidades estão sendo preparadas para prestigiar a iguaria mais famosa da cidade pelos próximos meses.

De acordo com a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo, o investimento visa aumentar a visibilidade do Pastel de Angu, para que ele ultrapasse as fronteiras da cidade. “Queremos que o nosso Pastel possa ganhar novos públicos, com as novidades que vamos implantar em breve. Por exemplo, uma parceria público-privada trará a Casa do Pastel de Angu, teremos uniforme para identificação das mantenedoras e a parceria com o Sebrae deve padronizar o produto para vendas fora de Itabirito”, ressalta a secretária.

A Festa do Pastel de Angu

A Festa do Pastel de Angu aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro na Praça da Estação e fechou com chave de ouro a programação do aniversário de Itabirito. Além disso, o evento foi uma ótima oportunidade para degustar os deliciosos pasteis.

A iguaria típica da cidade tem como principais ingredientes de sua receita a massa de angu, com diversos recheios que vão desde a tradicional carne moída com umbigo de banana até variações mais modernas como pizza e bacalhau. A massa é crocante por fora e macia por dentro.

Uma das atrações da festa é a premiação do melhor pastel. Deste modo, jurados qualificados experimentam as iguarias e premiam nas categorias de pastel mais inovador e melhor pastel original. As barracas instaladas no evento vendem os pasteis dos mais diversos sabores por R$ 5. Todos os pasteis de angu são confeccionados pelas mantenedoras.

Em dois dias de festa, a Prefeitura de Itabirito apurou que 25% do público presente estava na festa pela primeira vez. Além deste dado, as equipes de pesquisa constataram que o retorno financeiro para as mantenedoras foi maior do que se estimava, com isso, a festa incentivou o comércio da cidade como um todo, gerando empregos temporários e aquecendo a economia. Também foi possível perceber o aumento na demanda de táxi e em lojas e de roupas e acessórios.

Leia também: Em Itabirito, geração de emprego tem números positivos em quase todos os setores

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: