Menu

Mantenedoras da Festa do Pastel de Angu, de Itabirito, comemoram aumento nas encomendas

23/10/2019 às 10:00
Tempo de leitura
4 min

A Festa do Pastel de Angu 2019 já passou, mas para as pessoas que produzem essa iguaria, o trabalho está apenas começando. Após o sucesso do evento, as mantenedoras estão cheias de encomendas. Nilda Ferreira da Silva, Vanessa Santana de Melo e Conceição de Paula Moreira, as campeãs da Festa, estão empolgadas com a visibilidade de seus produtos.

A Festa do Pastel de Angu tem o objetivo de manter e divulgar a tradição de Itabirito. Para Nilda Silva, participar da festa foi fundamental para o sucesso nas encomendas. “O retorno da festa foi ótimo, não consigo colocar mais pasteis no freezer, pois é encomenda chegando toda hora. Que venham mais festas para agregar ainda mais nas vendas e na difusão do Pastel de Angu”, comemora a mantenedora.

A partir do sucesso das vendas, as mantenedoras vieram até a Prefeitura de Itabirito, no dia 17, para agradecer o incentivo, relatar como a Festa do Pastel de Angu mudou o plano de negócios e conversar sobre novos projetos para que esse patrimônio continue sendo divulgado no município. “Foi um momento de comemorar o presente e planejar novas ações para que o Pastel de Angu faça ainda mais sucesso, aqui e no mundo”, resume Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Projetos

O Pastel de Angu, como um patrimônio imaterial de Itabirito, ganhará mais investimentos do poder público para incentivar o turismo e o empreendedorismo. Algumas novidades estão sendo preparadas para prestigiar a iguaria mais famosa da cidade pelos próximos meses.

De acordo com a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo, o investimento visa aumentar a visibilidade do Pastel de Angu, para que ele ultrapasse as fronteiras da cidade. “Queremos que o nosso Pastel possa ganhar novos públicos, com as novidades que vamos implantar em breve. Por exemplo, uma parceria público-privada trará a Casa do Pastel de Angu, teremos uniforme para identificação das mantenedoras e a parceria com o Sebrae deve padronizar o produto para vendas fora de Itabirito”, ressalta a secretária.

A Festa do Pastel de Angu

A Festa do Pastel de Angu aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro na Praça da Estação e fechou com chave de ouro a programação do aniversário de Itabirito. Além disso, o evento foi uma ótima oportunidade para degustar os deliciosos pasteis.

A iguaria típica da cidade tem como principais ingredientes de sua receita a massa de angu, com diversos recheios que vão desde a tradicional carne moída com umbigo de banana até variações mais modernas como pizza e bacalhau. A massa é crocante por fora e macia por dentro.

Uma das atrações da festa é a premiação do melhor pastel. Deste modo, jurados qualificados experimentam as iguarias e premiam nas categorias de pastel mais inovador e melhor pastel original. As barracas instaladas no evento vendem os pasteis dos mais diversos sabores por R$ 5. Todos os pasteis de angu são confeccionados pelas mantenedoras.

Em dois dias de festa, a Prefeitura de Itabirito apurou que 25% do público presente estava na festa pela primeira vez. Além deste dado, as equipes de pesquisa constataram que o retorno financeiro para as mantenedoras foi maior do que se estimava, com isso, a festa incentivou o comércio da cidade como um todo, gerando empregos temporários e aquecendo a economia. Também foi possível perceber o aumento na demanda de táxi e em lojas e de roupas e acessórios.

Leia também: Em Itabirito, geração de emprego tem números positivos em quase todos os setores

COMENTÁRIOS
Última atualização em 27/09/2022 às 14:02