Menu

Itabirito tem nove casos de coronavírus em investigação

24/03/2020 às 20:15
Tempo de leitura
3 min

Itabirito tem nove casos de coronavírus em investigação, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta terça-feira (24). Apesar da informação ter sido divulgada em âmbito estadual, a Prefeitura Municipal ainda não divulgou o aumento do número de casos suspeitos do COVID-19.

Mesmo assim, a Prefeitura de Itabirito segue tomando medidas pela proteção da população durante a pandemia de coronavírus. No último sábado, dia 21, o Decreto Municipal 13101 determinou que os acessos à cidade fossem fechados, concentrando o fluxo de veículos no Acesso 3 (Rodoviária Nova). No local, foi instalada uma barreira sanitária, onde as equipes orientam e prestam serviços de saúde às pessoas que entram no município. “Combater o novo vírus é um trabalho sério e que requer ações imediatas, então a Prefeitura de Itabirito está fazendo a sua parte e conta com a parceria da população. Podem confiar!”, destaca Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

A Prefeitura de Itabirito ainda informa que, com a confirmação de transmissão comunitária em Belo Horizonte, Itabirito terá que revisar alguns casos excluídos, trazendo os dez casos descartados para nova investigação do COVID-19.

O Ministério da Saúde informou que haverão testes rápidos para avaliar todos os casos de sintomas respiratórios ou “síndromes gripais”, não precisando mais de realiza uma ampla investigação dos pacientes por um longo período de tempo.
.
Portanto, a Prefeitura de Itabirito irá passar à fase de “testagem sentinela”, em que serão testados casos com sintomas respiratórios e reportados pela rede de saúde os que tem maior probabilidade de ser diagnosticado com coronavírus. E ainda, há outra prioridade que é testar eventuais trabalhadores da saúde, da linha de frente, que desenvolverem sintomas respiratórios, já que se torna fundamental definir se devem ou não ficar em quarentena.

Coronavírus em Minas Gerais

Agora são 130 casos confirmados de coronavírus em Minas Gerais, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG) nesta terça-feira (24). A maior concentração das confirmações são em Belo Horizonte com 87 pacientes diagnosticados com o COVID-19, representando 67% do total.

Ainda não há nenhum óbito confirmado pelo coronavírus em Minas Gerais. Estão em investigação 11.832 casos.

Confira as cidades que têm casos confirmados do coronavírus:

Belo Horizonte: 87
Betim: 1
Bom Despacho: 1
Campos Altos: 1
Contagem: 2
Coronel Fabriciano: 1
Divinópolis: 1
Ipatinga: 1
Juiz de Fora: 8
Lagoa da Prata: 1
Mariana: 2
Nova Lima: 7
Patrocínio: 1
Poços de Caldas: 1
Sete Lagoas: 2
Timóteo: 1
Uberaba: 3
Uberlândia: 7
Em investigação: 2

Dos 130 pacientes, 80 são homens e 50 são mulheres. A maioria tem entre 20 e 59 anos.

Última atualização em 13/09/2021 às 16:04