The news is by your side.

Com saldo de 3.557 vagas, Itabirito é destaque na geração de empregos em 2020

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que Itabirito gerou 3.557 vagas em 2020, ficando o município entre as 20 cidades que mais geraram oportunidades de empregos com carteira assinada no ano passado em todo o país.

De acordo com a Prefeitura de Itabirito, além do superávit no saldo de empregos, no município foram abertos 574 microempreendedores individuais, os chamados MEIs, entre abril de 2020 e julho de 2021. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“A geração de empregos, somada a essa crescente formalização de MEIs, confirma o crescimento da nossa economia. Isso se deve, em grande medida, à segurança oferecida aos empreendedores, empresários e ao cumprimento do compromisso de apoiar o cidadão de Itabirito na busca de oportunidades no mercado de trabalho”, destaca o prefeito Orlando Caldeira, em uma nota publicada no site da prefeitura.

Na nota, a Prefeitura lembre que foi instituída a chamada Lei de Liberdade Econômica no município – Lei Municipal nº 3.514/2021, que tem como objetivo impulsionar a geração de emprego e renda na cidade aplicando novas regras para a redução da burocracia e flexibilização da abertura de empresas que desempenhem atividades de baixo risco.

Histórico na geração de empregos

Essa não é a primeira vez que Itabirito fica em destaque no saldo de geração de empregos. Entre janeiro e junho de 2020, por meio de dados registrados pelo Caged e divulgados pela Fundação João Pinheiro, foi possível observar que a cidade de Itabirito, com 1.229 novos empregos formais, teve o melhor saldo de geração de emprego naquele período, considerando o estado de Minas Gerais.

Naquele período, era o setor de construção o principal responsável pelo saldo positivo em Itabirito, já que muitas empresas de construção contrataram mão de obra local para trabalhos em grande obras em áreas da mineradora Vale.