Menu

Itabirito recebe Cônsul do Reino Unido para novas parcerias

15/01/2020 às 16:51
Tempo de leitura
4 min

Pela primeira vez, o Cônsul do Reino Unido, Lucas Brown, visitou Itabirito para conhecer a cidade e firmar parcerias com a administração municipal. Para apresentar todo o potencial do município, a recepção contou com uma cerimônia em frente à Prefeitura, com a presença de autoridades locais, além do Bombeiro e da Guarda municipais. Durante toda a última segunda-feira, dia 13, o representante do consulado esteve na cidade, junto a representantes da sociedade e do poder público.

O Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, ressalta que o intuito da visita é apresentar as potencialidades da cidade ao Cônsul e firmar parcerias para o município em diversas áreas. “Essa visita é um marco para nossa cidade, e Itabirito tem muitas ligações com o povo britânico, por meio dos antepassados. Então, poder apresentar a nossa historia, cultura e a realidade ao Cônsul é muito importante para estreitar o relacionamento com o Reino Unido”, pontuou o prefeito.

Durante o evento, o Cônsul acompanhou as apresentações culturais do Coral Canarinhos e dos músicos Rafa Vieira e Paulo Guilherme, que executaram o hino do Reino Unido, além de uma canção do britânico Elton Jhon. Após o momento aberto ao público, as autoridades seguiram para uma reunião no Gabinete, onde Lucas Brown conheceu o Patrimônio Imaterial de Itabirito, o Pastel de Angu, e outras potencialidades turísticas da cultura do município. “A reunião foi muito produtiva. Discutimos temas de interesse em comum, como meio ambiente, desenvolvimento econômico, cultura e educação. Vamos continuar as discussões para entender as oportunidades de colaboração”, contou o Cônsul.

Visitas

A segunda parte da visita apresentou ao Cônsul o trabalho do Centro Público de Educação Profissional de Itabirito (Cepep), passando pelas salas dos cursos de Corte e Costura e de Cabeleireira; além do Telecentro e da Sala Mineira do Empreendedor. “É muito gratificante para o Cepep receber a vista de uma pessoa tão importante, que pode trazer benefícios para aprimorar ainda mais os nossos cursos e capacitações”, destacau Mario Marques, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Em seguida, foi a vez de apresentar o Centro Histórico e as Igrejas de Nossa Senhora da Boa Viagem e Bom Jesus do Matozinhos, onde o Pároco Padre Miguel Ângelo Fiorillo mostrou  as obras seculares e contou um pouco da história de Itabirito, destacando a ligação da cidade com o Reino Unido. “Minas Gerais completa 300 anos em 2020, e em Itabirito completamos 200 anos da abertura da Mina de Cata Branca pelos britânicos. Então essa visita é muito oportuna e significava para a nossa gente”, ressaltou Padre Miguel.

Itabirito recebe Cônsul do Reino Unido para novas parcerias

Crédito da foto: Prefeitura de Itabirito

Por fim, o Cônsul conheceu as estruturas do Parque Ecológico de Itabirito, passando pelo zoológico, onde são abrigados animais silvestres (que não possuem condições de retornar à natureza) e o Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são criados e desenvolvidos os projetos gratuitos para Itabirito. “Foi uma grande honra visitar Itabirito, gostei muito. Agradeço especialmente ao prefeito Orlando pelo recebimento caloroso, ao coral Canarinhos, que fez uma apresentação impressionante e linda, além da música de Elton John pelos professores Rafa e Paulo. Itabirito é uma cidade linda e fiquei impressionado, imediatamente, com uma historia fascinante e pontos turísticos muito interessantes. Agradeço ao Padre Miguel por contar um pouco historia da cidade e sua ligação com os ingleses. Quero retornar em breve para novas experiência na cidade”, concluiu o Cônsul.

Leia também: Prefeitura de Itabirito inicia trabalho de melhorias no Country

COMENTÁRIOS