Menu

Reunião para discutir os processos de regularização fundiária é pauta em Itabirito

23/04/2024 às 18:50
Tempo de leitura
2 min
Sequência de Fotos: Prefeitura de Itabirito / Reprodução
Sequência de Fotos: Prefeitura de Itabirito / Reprodução

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação se reunião com representantes da Associação Solidária do Balneário Água Limpa para discutir as nuances da Regularização Fundiária Urbana (REURB), processo previsto pela Lei Federal n.º 13.465/2017, com o objetivo de contemplar medidas jurídicas , sociais, urbanísticas e ambientais para regularização de imóveis.

Leia também: Itabirito promove evento em que estimula o empreendedorismo à mulheres da cidade

A reunião técnica, contou com a participação de representantes do Instituto IGR, serviço contratado pela Prefeitura com a missão de realizar cadastros dos núcleos com características sociais e assessoria técnica, para discutir os processos da Reurb. A Secretária de Política Urbana e Habitação, Amanda Santos, ressaltou a importância desse encontro e como isso vai contribuir para a regularização de imóveis:

Durante o encontro, foram colhidos depoimentos dos representantes das comunidades em questão. O objetivo é agilizar os trâmites a fim de avançar os procedimentos, garantindo mais dignidade às famílias que serão beneficiadas

Amanda Santos, Secretária de Política Urbana e Habitação.

O processo de cadastramento das famílias é uma etapa dundamental da Reurb. A iniciativa terá inicio no próximo dia 6 de maio e entre os principais benefícios da regularização fundiária é o direito à dignidade humana, direito fundamental garantido por lei, além de melhorias na infraestrutura, saneamento básico e segurança.

Leia também: Nova lei estabelece isenção para atletas de baixa renda em Itabirito