Menu

Ações contra exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem em BH

24/05/2019 às 12:51
Tempo de leitura
3 min

A Prefeitura de Belo Horizonte, realiza entre os dias 24 e 31 de maio, atividades para conscientizar e sensibilizar a população sobre violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações vão acontecer em diversos pontos da cidade. E são desenvolvidas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Além das coordenadorias de atendimento regionais. Segundo a prefeitura, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema. Para que dessa forma, a população tenha conhecimento dos canais de denúncias.

Ações por região

Noroeste

No Noroeste, as atividades vão ser realizadas na sede do Conselho Tutelar da Regional Noroeste, no dia 24, às 9h. O local vai sediar uma roda de conversa com diversos temas. Entre eles a responsabilização do violador e a importância da ação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescentes. A região Noroeste, ainda vai receber no dia 28, uma blitz educativa. Ela será realizada próxima ao Shopping Del Rey, além de um “Rolê da Proteção”, na Praça São Vicente.

Pampulha

As atividades na Na Região da Pampulha, vão se dividir entre os dias 24, 28 e 30. Na primeira data, vai acontecer uma intervenção com os estudantes da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto na Estação do MOVE Pampulha. Ela vai acontecer das 9h às 10h.

Nos dias 28 e 30, serão realizadas apresentações teatrais. Os atores serão os adolescentes que participam do programa Arte da Saúde. As encenações vão acontecer nos centros de saúde Confisco, Padre Maia e Trevo. Além da apresentação, os adolescentes também farão a entrega de informativos e flores amarelas aos pacientes das referidas unidades.

Venda Nova

Em Venda Nova, a mobilização ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Apolônia. No dia 24, as atividades contam com a exibição do filme Divertidamente. No dia 31, serão realizadas durante todo o dia, atividades lúdicas e educativas para as famílias. O objetivo é atingir principalmente aquelas que possuem crianças e adolescentes. Essas ações vão contar com a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de profissionais da área da Saúde.

Nordeste

A mobilização na região Nordeste vai acontecer no dia 30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Arthur de Sá. Assim como na Pampulha, a região também vai receber uma apresentação teatral.  “O medo e a coragem” é organizado pelo grupo de Teatro de Mobilização Social. A peça tem como objetivo, levar aos espectadores uma reflexão lúdica sobre o tema.

Denúncias

Os crimes de assédio e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados por telefone. Para isso, entre em contato com os seguintes números do Conselho Tutelar:  

Regional Barreiro: 3277-8925

Regional Centro-Sul: 3277-4757

Regional Leste: 3277-4407

Regional Nordeste: 3277-6122

Regional Noroeste: 3277-7168

Regional Norte: 3277-6655

Regional Oeste: 3277-7008

Regional Pampulha: 3277-7970

Regional Venda Nova: 3277-5512

COMENTÁRIOS