Menu

Alexandre Kalil discursa na 22ª Parada do Orgulho LGBT em BH

14/07/2019 às 16:48
Tempo de leitura
3 min

Uma multidão se reuniu neste domingo (14), na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, para celebrar a diversidade na 22ª Parada do Orgulho LGBT. O prefeito Alexandre Kalil prestigiou o evento e fez um breve discurso que agradou ao público.

Após agradecer a multidão, Kalil deu três conselhos que ele classificou como libertadores. Primeiro, ele falou para as pessoas dizerem mais o “não sei”. Em seguida, ele pediu para que cada um olhasse para a pessoa do lado e falasse “eu te amo”. O terceiro e último levou o público ao delírio, o prefeito utilizou um palavrão para encorajar as pessoas a não se importarem com a opinião dos outros.

A Parada LGBT teve várias atrações ao longo do dia, a partir das 16h, ela sai em cortejo da Praça da Estação até a Praça Raul Soares. A edição deste ano tem como tema ” Não aos retrocessos, Revivendo Stonewall”. Segundo os organizadores, o intuito da temática é manter viva a memória do fato que deu início ao movimento social organiado LGBT. Além de lutar contra os retrocessos na luta pelos direitos sociais que vem acontecendo.

Stonewall

O Stonewall Inn, era um bar de Nova Iorque, freguentado por gays, lésbicas e transexuais. Em 1969, o local foi palco de uma verdadeira revolução na luta pelos direitos LGBT. O bar foi invadido por policiais disfarçados que alegavam “conduta imoral”, nessa época, a homossexualidade era considerada uma doença e era ilegal no país.

Mas no dia 28 de junho, a comunidade LGBT decidiu não aceitar mais as humilhações as quais eram submetidos. Eles resistiram as prissões, e se organizaram em protestos. Dessa maneira, o fato deu início às primeiras paradas do orgulho LGBT, que se expandiram para vários lugares do mundo.

Se interessou pelo tema? Confira a história completa clicando aqui.

Alexandre Kalil discursa na 22ª Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte

1ª Parada LGBT em Nova Iorque – Crédito da foto: Divulgação/Reprodução/Wikimedia Commons

História no Brasil

A primeira Parada LGBT do Brasil, aconteceu em 1997, na cidade de São Paulo e também em Belo Horizonte, ela ainda era chamada de Parada do Orgulho Gay. O evento vem se repetido e crescendo ao longo dos anos. Em 2018 cerca de 150 mil pessoas prestigiaram a parada em BH, para esse ano, a expectativa é cerca de 200 mil.

COMENTÁRIOS