Menu

Liberada em regime de pare e siga estrada que liga BH a Ouro Preto

22/02/2019 às 16:35
Tempo de leitura
2 min

A BR-356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto, foi liberada a partir de 11h desta sexta-feira (22/2). O trânsito ocorrerá em regime de pare e siga. De forma complementar, a Vale dará início a obras de melhoria da estrada municipal ITA-140, que poderá ser usada como rota alternativa entre Belo Horizonte e as cidades da região.

As medidas foram tomadas após estudos técnicos e avaliações conjuntas da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Vale.

Pare e siga

Para normalizar parte do fluxo de forma segura, o trânsito será liberado em regime de pare e siga. A Vale manterá equipe de monitoramento permanentemente na área da barragem Vargem Grande que poderá, em caso de necessidade, fazer alerta imediato às equipes que farão a interrupção imediata do tráfego e darão apoio à evacuação da área de inundação.

Além das medidas de monitoramento já em andamento (piezômetro e câmeras), foram implantadas uma estação robótica de análise de dados e um radar com capacidade de detecção de movimentação milimétrica foi instalado na barragem Vargem Grande.

Reforma de estrada

De forma complementar, a estrada ITA-140 será fechada e passará por obras de melhoria nos próximos dias. A via liga a BR-356, em Nova Lima, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, à BR-040, em Itabirito.

A ITA-140 tem cerca de 20 quilômetros de extensão. As intervenções serão para melhoria da pista de rodagem e implantação de sinalização adicional. Após a liberação da via, caso o motorista opte por utilizar a rota, o aumento da distância entre BH e Ouro Preto será de cerca de 15 quilômetros na comparação com o uso direto da rota BR-040/BR-356.

Outras ações para normalizar o trânsito na região estão em estudo pelo grupo.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:01