Menu

Conheça jogos e mudanças promovidas pela Apple para agradar seus clientes gamers

23/04/2024 às 13:07
Tempo de leitura
3 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Durante um longo período, os computadores da Apple eram considerados ideais para artistas e trabalhadores criativos, deixando os fãs de jogos um pouco de lado. Contudo, a empresa tem se dedicado a melhorar a qualidade dos jogos disponíveis para Mac, entendendo a relevância deste mercado em expansão. Neste texto, será analisada a trajetória dos jogos para Mac e as iniciativas da Apple para tornar o Mac uma plataforma cada vez mais atrativa para os jogadores.

O começo e o desenvolvimento

O início dos jogos para Mac foi modesto, com uma pequena seleção de títulos e frequentemente desempenho inferior ao dos PCs concorrentes. No entanto, com muitos desenvolvedores lançando versões compatíveis com o macOS de seus jogos mais populares, a disponibilidade de jogos para Mac aumentou gradualmente. Títulos como The Sims, Minecraft e Civilization se tornaram populares no mercado de jogos para Mac.

Percebendo que a Apple estava tentando mudar essa fama dos Mac de que não eram capazes de rodar jogos, outras empresas foram desenvolvendo os mais diferentes softwares específicos para Mac. Por exemplo, aplicativos que são capazes de manter a privacidade dos dados como o ExpressVPN para Mac e de proteger de ataques específicos contra quem joga online.

Algumas mudanças significativas

Lançado em 2019, o Apple Arcade, serviço por assinatura que permite acesso a uma variedade de jogos exclusivos para dispositivos Apple, tem como objetivo fornecer aos jogadores uma experiência premium, com uma biblioteca crescente de jogos de alta qualidade.

A introdução de chips próprios, como o M1 e o M2, permitiu que a Apple elevasse significativamente o desempenho dos Macs, já que eles melhoraram o desempenho gráfico e a eficiência energética, coisas fundamentais para uma boa experiência de jogo. Além disso, controles do PlayStation e do Xbox são compatíveis nativamente com o macOS, facilitando a criação do ambiente de jogo ideal para os usuários, o que melhora significativamente a experiência.

Fonte: Pexels

Jogos variados

A plataforma de jogos digitais, Steam, tem em seu website uma categoria exclusiva para quem quer jogar em um Mac. Há jogos de todos os tipos, dentre eles estão Stardew Valley, Call of Duty®: Black Ops III e Baldur’s Gate 3.

No final de 2023, o jogo Stray, uma aventura desenvolvida pela BlueTwelve Studio e publicada pela Annapurna Interactive, foi lançado para Mac. O jogo sobre as aventuras de um gato no submundo de uma cidade futurista é sucesso em outras plataformas como Microsoft Windows, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, onde ele já havia sido lançado anteriormente.

YouTube video

Embora não tenha sido idealizado para ser uma plataforma de jogos, a Apple vem se esforçando para que o Mac ganhe um pouco mais de destaque no mercado dos jogos, já que a empresa reconhece a importância e o crescimento desse setor. E é por isso que a empresa está sempre focada em desenvolver mudanças tanto no hardware quanto no software do Mac. 

Além de promover parcerias com desenvolvedores para que jogos populares de sucesso sempre façam parte de seu catálogo e ganhem versões adaptadas para o Mac. Com a Apple determinada a mudar a imagem de seus computadores/laptops, mesmo que ainda haja desafios a serem resolvidos, a evolução dos jogos para Mac promete proporcionar aos jogadores uma experiência emocionante e envolvente nos próximos anos.