Menu

Tá de férias em Ouro Preto e Mariana? Confira lugares que você não pode deixar de visitar

24/01/2019 às 11:58
Tempo de leitura
10 min
Tá de férias em Ouro Preto e Mariana? Confira lugares que você não pode deixar de visitar

(Fotos: Internet / Divulgação)

Férias de verão, todo mundo viajando, mineiros invadindo as praias capixabas e baianas e querendo aproveitar cada minutinhos do merecido descanso. Mas juntamente com o litoral, a nossa bela região dos Inconfidentes é parada certa para turistas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo e, com certeza, um dos locais mais procurados pelos viajantes nesse mês de janeiro.

E se você quer dar uma passada na região e visitar as cidades de Ouro Preto e Mariana, mas não sabe onde ir e que roteiro seguir, o Mais Minas te ajuda. Confira!

1- Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o mais famoso ativista da Inconfidência.. O museu foi todo reorganizado pelo conservador-chefe do Museu do Louvre, para garantir uma melhor experiência aos visitantes.

As visitas ocorrem de terça a domingo, das 10h às 17h, ao preço de R$ 10 inteira. Lembrando que não é permitido a filmagens ou fotografia dentro do museu e ainda não é possível comprar o ingresso on-line.

2- Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Praça Tiradentes, em Ouro Preto

A Praça Tiradentes é o marco histórico de Ouro Preto, onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792, quando a cidade ainda se chamava Vila Rica. O espaço conhecido como “solo dos inconfidentes”, passou a ser palco de políticos mineiros, que começam suas campanhas em palanques montados nessa praça.

Por sua localização, inclusive sendo endereço do Museu da Inconfidência, é aqui onde começa uma visita por Ouro Preto. Em um dos prédios que compõe o conjunto arquitetônico da cidade, funciona o Centro Cultural, ponto de informação turística oficial onde você poderá contratar um guia turístico.

3- Igreja de Nossa Senhora do Pilar

IgrEja de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto

Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto

Conhecida por ser a segunda igreja mais rica do Brasil, devido às suas esculturas em ouro, teve seu teto pintado pelo pai de Aleijadinho, famoso artista mineiro, a Igreja Nossa Senhora do Pilar é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. Foi construída em torno de uma capela erguida por volta de 1700 e ampliada em 1712 com recursos dos devotos.

A igreja recebeu o status de Basílica conferida pelo Papa por meio de uma decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, devido ao seu destaque histórico, artístico e religioso. Para visitá-la é só prestar atenção às vestes, afinal se trata de um ambiente sacro, e chegar a partir das 7h da manhã, todos os dias.

4 – Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco foi construída em estilo rococó, uma evolução do barroco mineiro, numa fase onde o ouro já não era tão abundante, decorada com mais simplicidade.

Está localizada bem na frente da feirinha de artesanato de Ouro Preto e vale muito a pena incluí-la no seu roteiro por Ouro Preto. Destaque para o teto da nave central com pinturas do mestre Manuel da Costa Ataíde e preste atenção também na escultura de coroamento na porta principal e no lavabo, ambos esculpidos por Aleijadinho, o entalhador, escultor e arquiteto nascido em Ouro Preto e estimado no Brasil inteiro.

5 – Mina da Passagem

Mina da Passagem, em Mariana

Mina da Passagem, em Mariana

A maior mina de ouro aberta para visitantes em todo o mundo, a Mina de Passagem está no caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas,  formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis, quando estes deixaram de ser bombeados. Mergulhar neste mundo subaquático é possível, através de uma empresa especializada. O cenário do interior da mina impressiona a todos, com suas galerias, salões e colunas. Não há também como esquecer o lado humano, o sacrifício daqueles que escavaram as entranhas da montanha em busca de riquezas. A temperatura é estável o ano todo, entre 17° a 20° C. Desde a sua fundação, no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.

Para visitar o local, você pagará R$ 88 pelo ingresso inteiro e pode visitar a Mina de Passagem todos os dias, das 9 às 17h. Se você preferir, também pode dar um mergulho nos túneis alagados contratando o passeio com uma agência local.

6 – Praça Minas Gerais

Praça Minas Gerais

Praça Minas Gerais, em Mariana

Uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, a praça Minas Gerais localiza-se no cruzamento entre as ruas Dom Silvério e São Francisco. Ocupando um dos terrenos mais elevados do município de Mariana e cercada por montanhas, prédios históricos, centros de arte e até uma república estudantil, a praça é rodeada pelo conjunto arquitetônico formado pela Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Ao centro, encontra-se o Pelourinho construído em 1970 (o pelourinho original foi executado por José Moreira Matos em 1750 e demolido em 1870), símbolo de poder do Estado e lugar de punições públicas para criminosos ou escravizados. Era também o local onde eram lidos os editais públicos e anunciados as notícias de Portugal. É sempre importante lembrar que por ser um local de extremo sofrimento, onde os escravizados eram açoitados, é desrespeitoso com a memória se fotografar acorrentado no monumento.

Cenário do período barroco brasileiro do século XVIII, o espaço fez parte da rota do ouro já que o descobrimento do mesmo ocorreu logo ali perto no Ribeirão do Carmo. A praça era onde a administração econômica dessa atividade era exercida e lugar estratégico do poder de fiscalização onde a Coroa Portuguesa dominava toda a situação.

A Igreja de São Francisco de Assis possui projeto arquitetônico de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde, dois dos mais importantes nomes da arte colonial brasileira. Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também foi construída no estilo barroco mineiro, com sua magnífica capela. Assim fica difícil competir! Mas só em admirar essas duas magníficas construções nessa tradicional praça de Mariana, já vale a visita.

A Igreja de São Francisco de Assis possui projeto arquitetônico de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde, dois dos mais importantes nomes da arte colonial brasileira. Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também foi construída no estilo barroco mineiro, com sua magnífica capela. Assim fica difícil competir! Mas só em admirar essas duas magníficas construções nessa tradicional praça de Mariana, já vale a visita.

7- Igreja de São Pedro dos Clérigos

Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana

Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana

O templo foi fundado em 1731, mas as obras só começaram em 1753 com a preparação do terreno, e avançaram com muita lentidão, com ciclos de atividade e paralisação, prolongando-se até o século XIX e jamais sendo concluída, sendo abandonada em torno de 1820 sem que as torres tivessem sido erguidas. Elas só seriam completadas entre 1920-1922 em um estilo um tanto diferente, sob a supervisão do padre e arquiteto Arthur Hoyer.

A decoração do interior tampouco foi executada, salvo o altar-mor, e mesmo este ficou incompleto, nunca recebendo a típica douração e pintura. No entanto, é uma obra de talha em madeira de qualidade superior, e abriga uma estátua de São Pedro de grande tamanho e sofisticada execução.. É um dos pontos mais bonitos da cidade e proporciona uma vista de tirar o fôlego de toda a cidade, pois se encontra num dos mirantes mais altos do município.

Escadas laterais ligam a capela-mor às tribunas, de onde você vê de perto uma grande imagem de São Pedro. Dá para subir até o campanário, encostar nos sinos e se deleitar com bela vista da cidade.

Mas aí você se pergunta… onde vou ficar para conseguir ir em todos esses lugares? O Mais Minas também tem a resposta!

Hotel Solar de Maria

Hotel Solar de Maria

O Hotel Solar de Maria é uma ótima pedida de hospedagem na cidade de Ouro Preto, estando situado em ponto estratégico, a poucos passos da suntuosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário e próximo aos principais atrativos turísticos, bem como a 700 metros do Centro de Artes e Convenções, sede dos mais importantes eventos e congressos da região. O charme é uma marca registrada, que conquista ao primeiro olhar. Sua imponente edificação une o requinte das instalações, com a beleza das janelas típicas e flores que dão um toque especial a elementos que resgatam a história da cidade.

Dispõe de 22 confortáveis apartamentos: 05 Standart, 06 Luxo (com banheira vitoriana), 10 Superior e 01 Superior com hidromassagem. Todos são equipados com TV, frigobar, wifi, ventilador, secador de cabelo, cofre, telefone e banho privativo com aquecedor solar e a gás. Na sala de estar, um living com TV, som e lareira são com convite ao relaxamento. Enquanto você saboreia um belo café da manhã é possível apreciar a bela vista da área externa da casa, onde está situada a piscina, além de atendimento 24h com estacionamento e acomodações para portadores de necessidades especiais.

Contando com quartos Standart, Luxo, Superior e Superior com Hidro, o Solar de Maria é acessível para todos os bolsos e gostos.

Hotel Solar de Maria

Última atualização em 19/08/2022 às 09:20