Menu

Manifestações em prol da educação acontecerão nesta quinta em Ouro Preto e Mariana

28/05/2019 às 11:27
Tempo de leitura
3 min

O segundo Ato Unificado em Defesa da Educação acontecerá na próxima quinta-feira (30) nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Após o primeiro dia de manifestações, no dia 15 de maio, reunir uma multidão nas ruas dos municípios, a promessa é que o movimento do dia 30 seja ainda maior.

A paralisação em defesa da educação acontecerá em diversas cidades pelo país. Tendo, portanto, adesão nacional. Os movimentos foram deflagrados após o anúncio um corte de 30% nas verbas das universidades e institutos federais do país. As medidas foram tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação Abraham Weintraub.

Durante os atos do dia 15 de maio, Bolsonaro chegou a chamar os manifestantes de “idiotas úteis”, afirmando que estes são “massa de manobra”. Mas no último domingo (26) afirmou que exagerou ao denominar os estudantes de tal forma. O presidente do Brasil afirmou que “inocentes úteis” seria um termo mais correto. O político afirmou que os participantes não sabiam o que estavam fazendo ali, estando, portanto, sendo influenciados por, segundo ele, professores “inescrupulosos”.

O segundo ato vem para fortalecer ainda mais o discurso de insatisfação com as medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

Manifestações em prol da educação acontecerão nesta quinta em Ouro Preto e Mariana

Manifestantes lotaram as ladeiras históricas de Ouro Preto no dia 15 de maio – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Serviço

Ouro Preto

12h – Oficina de cartazes embaixo do RU.
14h – Concentração na portaria da UFOP e saída em direção à portaria lateral do campus (passando pela Escola de Minas).

Percurso: O ato seguirá pela Rua João Pedro da Silva e fará uma parada na Praça da Bauxita, com falas dos manifestantes durante 20 minutos. Após as falas, o ato caminhará pela Avenida Juscelino Kubitscheck, Rua Pandiá Calógeras, Barra e chegará na Estação.No local acontecerão mais falas e se encerrará o ato.

Mariana

15h – Mostra de banners de projetos de Extensão e Pesquisa, oficina de cartazes, microfone aberto.
17h – Passeata pelas ruas de Mariana em defesa da Educação.
19h – Atividade cultural no Jardim.

Percurso: Terminal Turístico, Prefeitura, Praça Minas Gerais, se encerrando na Praça Gomes Freire (Jardim).

Manifestações em prol da educação acontecerão nesta quinta em Ouro Preto e Mariana

Crédito da arte: 30M Mariana: Segundo dia de manifestações em defesa da Educação!

Manifestações pró-Bolsonaro

As manifestações em prol da educação vem menos de uma semana depois dos atos pró-Bolsonaro. Os protestos aconteceram no último domingo (28) em todo país. Apesar de levar seus apoiadores mais ferrenhos às ruas, o movimento não teve adesão de Jair Bolsonaro ou de seu partido, o PSL.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 01/09/2020 às 20:35