Menu

Manifestantes interrompem trânsito em distrito de Ouro Preto por causa de barragem

Moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, interrompem neste momento o trânsito na estrada MG 129 que dá acesso a Vale e Samarco. Manifestantes pedem maior diálogo com relação ao descomissionamento de barragem.
21/02/2020 às 11:11
Tempo de leitura
2 min

Moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, saíram às ruas em protesto na madrugada desta sexta-feira (21). As primeiras informações são de que os manifestantes interromperam o trânsito na estrada MG 129 que dá acessoa as empresas Vale e Samarco, e ao município Santa Bárbara. O tráfego está sendo liberado apenas para veículos particulares. particulares.

A população está cobrando a presença mais efetiva da Prefeitura, Vale e Defesa Civil quanto a evacuação das famílias que moram nas imediações da Barragem do Doutor, mina do Timbopeba.

No distrito a empresa Vale fechou uma rua e realojou algumas famílias. No entanto há dúvidas com relação ao descomissionamento da barragem. A população reclama também da falta de comunicação por parte dos envolvidos e questiona porque apenas algumas famílias foram retiradas do local sendo que há outras que também vivem nas proximidades da barragem.

Os manifestantes se concentraram às 5h da manhã em frente ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e seguiram em direção a estrada.

No dia 12 deste mês o prefeito Júlio Pimenta esteve presente no distrito e realizou uma reunião com os moradores, na ocasião houve uma pequena discussão entre o prefeito e uma senhora, moradora de Antônio Pereira. Em um tom alterado a senhora em questão ameaçou o prefeito dizendo que se nada fosse feito a população irá acampar na porta da prefeitura. O vídeo desse momento tenso da reunião viralizou nas redes sociais.

No dia seguinte, quinta-feira (13), em coletiva de imprensa  Júlio Pimenta confirmou a retirada de 38 famílias que vivem em situação de risco, estando próximas a barragem, que segundo a Vale está em nível 1 para rompimento.

Segundo os funcionários da Vale presentes na coletiva, não existe no momento, riscos de rompimento da barragem e que a ação de retirada das famílias é totalmente preventiva, ainda assim a população teme um rompimento devido a informações que estão sendo disseminadas no distrito, alguns populares dizem ter avistado rachaduras na barragem, o que não está sendo confirmado pela Vale.

Última atualização em 09/09/2021 às 16:50