Menu

Mariana será contemplada com mais um projeto de revitalização de nascentes

18/11/2019 às 16:34
Tempo de leitura
2 min

Com o intuito de recarregar os lençóis freáticos e abastecer os mananciais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), irá realizar mais um projeto de revitalização das nascentes nas comunidades da região de Mariana.

O convênio entre a Secretaria e a Embrapa já foi assinado e, agora, serão definidas as comunidades contempladas pelo projeto, nomeado “Disseminação das Tecnologias Sociais – Lago de Múltiplo Uso e Barraginhas no Seminário, Sertão do São Francisco e Zona Urbana”. Patrocinado pela Petrobrás, o programa já contemplou diversas comunidades em Sete Lagoas (MG), Minas Novas (MG), Jati (CE) e em 12 municípios piauienses. No total, foram construídas cerca de 11 mil barraginhas.

Cada família marianense poderá receber até 3 barraginhas e um laguinho (também conhecido como lago de múltiplo uso, que pode ser utilizado como reservatório para irrigação/abastecimento ou criatório de peixes). Também serão realizadas reuniões mobilizadoras de apresentação do projeto e capacitações para as comunidades determinadas.

Assim como o Produtor de Águas, o projeto irá proporcionar às comunidades um maior volume e melhor qualidade da água, sendo suficiente para criar peixes, realizar o plantio de hortas, gerar alimentos, trabalho e renda. Além disso, os moradores e moradoras também irão ajudar a repovoar o Rio Doce, uma vez que 10% dos peixes devem ser doados ao rio posteriormente.

Leia também: Em Mariana, Comunidade da Figueira é premiada pelo Programa Valorizar