Menu

Marta supera Klose e se consagra a maior artilheira em Copas do Mundo

19/06/2019 às 11:20
Tempo de leitura
3 min

A seleção brasileira feminina jogou ontem (19), contra a Itália e venceu por 1 a 0. Além da classificação para as oitavas de final, o jogo marcou um momento histórico para o futebol. Marta marcou e se consagrou a maior artilheira da história, entre homens e mulheres, de Copas do Mundo. Agora, ela soma 17 gols em mundiais.

Com o feito, a camisa 10 da seleção, superou Miroslav Klose, que tem 16 tentos em Copas. Quebrar recordes não é novidade para Marta: Na partida contra a Austrália, ela se tornou a primeira jogadora a marcar em cinco edições diferentes do mundial. Além disso, a jogadora é a maior artilheira da seleção feminina brasileira, com 118 gols. Ela também é a maior vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo, acumulando seis troféus.

Em entrevista concedida após a partida Marta declarou que: “a gente está quebrando muitas barreiras. Esse recorde representa bastante. Pois não é só a Marta, mas é um recorde das mulheres. Muitos dizem ainda que futebol é para os homens, mas este recorde é tanto do futebol masculino quanto do feminino“.

Marta supera Klose e se consagra a maior artilheira em Copas do Mundo

Marta supera KLose e se torna a maior artilheira de Copas do Mundo da história. Crédito da imagem: ESPN

Resumo do jogo

Com os últimos resultados garantidos pela seleção italiana, os brasileiros já estavam esperando uma partida complicada para a tarde de ontem (18). As expectativas se cumpriram e o placar magro, comprova o jogo difícil. O primeiro tempo foi dominado pela Itália, o Brasil acabava dando espaço para as adversárias que aproveitavam as chances de contra-ataque.

Contudo, a seleção brasileira se destacou no ataque e conseguiu boas chances com Debinha. No segundo tempo, o Brasil mostrou para que veio. A equipe fez um jogo seguro e dominou as adversárias que mal conseguiram atacar. As brasileiras pressionaram todo o tempo as italianas, desde a cobrança de falta de Debinha, que acertou o travessão, à  lances de bola parada, por exemplo, quando Kathellen quase marcou de cabeça.

O gol da vitória saiu aos 28 minutos do segundo tempo, após Debinha ser derrubada na área por Linari, e a juíza marcar pênalti. Foi então que aconteceu o momento histórico: Marta converteu a cobrança, se tornando a maior artilheira de Copas do Mundo, além de assegurar a vitória brasileira. Com o gol sofrido, a seleção italiana ensaiou uma reação, mas ameaçou pouco e não conseguiu evitar a derrota.

Marta supera Klose e se consagra a maior artilheira em Copas do Mundo

Marta comemora o gol da vitória brasileira. Crédito da foto: Rener Pinheiro / MoWA Press

Artilheira de batom roxo

Além do recorde, a maior artilheira da história das Copas também chamou atenção ao usar um batom roxo na partida de ontem. Segundo a atleta, a cor do produto se chama sangria, e para ela, ter usado ele na partida significava que o Brasil precisava dar o sangue na partida. Bom, pelo resultado e o recorde quebrado podemos dizer que deu certo. Pode continuar usando o batom roxo Marta, o Brasil e o futebol agradecem!

Marta supera Klose e se consagra a maior artilheira em Copas do Mundo

Batom roxo da camisa 10 chamou atenção na partida. Crédito da foto: Reprodução Esporte Interativo

COMENTÁRIOS