Menu

Matemáticos da UFMG estudam futuro de Cruzeiro e Atlético no Brasileirão

08/10/2019 às 22:47
Tempo de leitura
2 min

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudou a probabilidade dos possíveis futuros dos dois times mineiros no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro se encontra atualmente na 18° colocação com 20 pontos, já o Atlético está na 11° posição, com 31 pontos somados.
Faltando 14 rodadas para o término do campeonato, os matemáticos calculam que o Cruzeiro tem cerca de 62,5% de chances de queda para a série B. Já o Atlético se encontra mais tranquilo, com apenas 2,2%.
Apesar da disparidade nas probabilidades de queda dos dois clubes, as chances do time alvinegro e o celeste de disputarem a Copa Libertadores no ano que vem são pequenas para os dois lados. O Atlético se vê com 5,8% de chances, e o Cruzeiro tem 0,8%. Já para o site dedicado ao processamento inteligente dos resultados do futebol, Infobola, o Galo tem apenas 1% de chance de disputar o maior torneio continental da América e a Raposa tem 0%.
E ainda, a situação do Cruzeiro é tão complicada que não há como sair da zona de rebaixamento ainda na próxima rodada, já que tem duas vitórias a menos que o 16° colocado Ceará. Ainda de acordo com o estudo realizado pela UFMG, o aproveitamento celeste é de 28,8%. E, também, devido ao cálculo, a pontuação segura para um time não cair de divisão é de 49 pontos, abaixo desse número as chances ainda são reais. Até com 45 pontos, uma equipe pode se livrar da segunda divisão. Sendo assim, o Cruzeiro teria que conquistar 23 pontos em 14 rodadas para alcançar 45 pontos; ou 27 pontos nas próximas 14 rodadas para alcançar os 49 pontos e ficar livre de vez da série B.
O cálculo dos matemáticos da UFMG para indicar as chances de título e queda de divisão se embasam em elementos como o número de jogos em casa, fora e os rivais que as equipes irão enfrentar.

COMENTÁRIOS