MEC prorroga prazos do Prouni e Fies

Por

O Ministério da Educaçao (MEC), prorrogou, nesta quarta-feira (14), o prazo para inscrições nos programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). O que motivou a extensão dos prazos foram instabilidades ocorridas entre o dia 5 e 7 de agosto. Segundo o Ministério da Educação, os portais do Prouni e do Fies sofreram ataques hackers durante esse período, o que poderia prejudicar muitos candidatos a realizarem as inscrições. Na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar os indícios de sabotagem hacker aos portais.

Novos prazos

O novo prazo para realizar as inscrições do Prouni vai até o dia 19 de agosto, para os estudantes não matriculados em instituições de ensino superior, que queiram concorrer a uma das bolsas remanescentes. Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro. Já a data do Fies passou para 16 de agosto, para que as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) validem as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera.

Inscrições

Os candidatos a obtenção de bolsa de estudos nos programas devem se inscrever no através do site dos respectivos programas. Podem se inscrever no Prouni professores da rede pública de ensino e estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, que não tenham zerado a redação e tenham obtido nota média acima de 450 pontos.

O Prouni foi criado em 2004 para oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Já o Fies é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos.

O Sistema Presença, utilizado para monitorar a frequência escolar para pagamento do Bolsa Família também passou por instabilidades, mas o MEC não prorrogou o prazo para envio de informações. Portanto, a data limite continua a ser o dia 23 de agosto.

Tags :

Postado em 15 de agosto de 2019