Menu

Três parques municipais de Belo Horizonte serão reabertos na quarta, 18 de julho

14/07/2018 às 18:05
Tempo de leitura
7 min

Boa notícia para a população de Belo Horizonte e turistas que visitam a cidade: os parques municipais das Mangabeiras (inclusive Mirante do Mangabeiras) e da Serra do Curral, na região Centro-Sul, serão reabertos na próxima quarta-feira, dia 18 de julho. Para visitar os locais será necessário comprovar imunização contra a febre amarela, sendo que a vacina deve ter sido aplicada há pelo menos dez dias da visita.
O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, explica que, como ainda prevalece o estado de alerta em relação às medidas preventivas contra a febre amarela, mesmo tendo havido uma melhora nos indicadores de controle da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) autorizou a reabertura desses dois parques e reiterou necessidade da apresentação do cartão de vacinação ou a garantia de que os visitantes estejam vacinados – com a assinatura de um termo de compromisso.
Aqueles que quiserem evitar as filas, que podem ocorrer no processo de conferência dos cartões ou assinatura dos termos de compromisso, têm a opção de fazer o agendamento prévio das visitas ao Parque das Mangabeiras e da Serra do Curral no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Para grupos de visitantes é fundamental que o agendamento seja feito, para comodidade e conforto de todos.
“Tanto a Fundação quanto a Secretaria Municipal de Saúde, enquanto órgãos do Poder Público, têm o dever de trabalhar preventivamente diante dessa situação até que possamos dizer que os riscos de transmissão sejam mínimos. Essas medidas de controle visam a não privar a população do lazer saudável nessas áreas nas férias de julho, pois a única medida efetiva de prevenção da doença é a vacina. Estamos recomendando à população que realize o agendamento das visitas aos Parques das Mangabeiras e da Serra do Curral previamente, via Portal de Serviços da PBH, para conforto da população. Com isso, será possível fazer  apenas a conferência dos nomes dos visitantes na portaria, evitando filas muito longas. Quem estiver agendado terá mais agilidade e comodidade no acesso”, explica Sérgio Augusto.
Os visitantes que optarem pelo agendamento para entrar com mais rapidez nos parques deverão fazer isso pelo menos dois dias úteis antes da data desejada e no máximo 30 dias corridos, pelo página de serviços do site ou por este link. As instruções estão no próprio formulário disponível no Portal, inclusive com explicações para a comprovação prévia de imunização contra a febre amarela. No dia da visita, será necessário apresentar apenas o original de qualquer documento oficial de identificação pessoal de cada visitante agendado.
Parque Burle Marx 
Também será reaberto no dia 18/7 o Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), localizado no Barreiro. O último dos parques fechados em função da febre amarela abrirá as portas à população com funcionamento normal (de terça a domingo, das 7h às 18h).  Nesse parque, a Secretaria Municipal de Saúde têm realizado ações de conscientização com a comunidade local, no sentido de lembrar que, para visitar quaisquer áreas verdes, sejam parques, sítios, fazendas, entre outros, é imprescindível vacinar-se contra a febre amarela. Para visitar o Parque Roberto Burle Marx permanece a recomendação ativa de imunização contra a febre amarela.
 Locais de acesso
Neste primeiro momento, o acesso do público ao Parque das Mangabeiras será feito apenas pela portaria Sul (avenida José do Patrocínio Pontes, 580) e pela portaria da Cidadania (rua Mangabeira da Serra). Já o Mirante do Mangabeiras (rua Pedro José Prado, 1.000) e o Parque da Serra do Curral (avenida José do Patrocínio Pontes, 1951), possuem portaria única.
No Parque Roberto Burle Marx, o acesso será pelas portarias da parte esportiva (rua José do Monte, sem número) e portaria principal (avenida Ximango, 809). A portaria de serviços (avenida Ximango, 790, não estará aberta ao público). Para visitar esse parque, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a recomendação de imunização contra a febre amarela.
A visita aos locais é gratuita, mas, no caso do Parque das Mangabeiras, o uso das quadras e o aluguel de bolas e petecas são pagos (pagamento é feito no dia da visita, dentro da área esportiva do Parque), conforme valores constantes na portaria FPMZB nº 10, publicada no Diário Oficial do Município em 10/03/2018. A utilização desses locais acontece por ordem de chegada. O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora é pelo sistema rotativo da BHTrans. O Parque da Serra do Curral e o Mirante do Mangabeiras não possuem estacionamento próprio.
Áreas de visitação
No Parque das Mangabeiras, as áreas de mata e trilhas estarão com acesso temporariamente restrito, permitido somente para pessoas autorizadas, como pesquisadores, e funcionários do Parque. A área a ser reaberta ao público contempla as Praças das Águas e de Esportes, Ilhas do Passatempo e Ciranda de Brinquedos, além do estacionamento. “Após meses fechado, é natural que um local com a riqueza de fauna do Parque das Mangabeiras sofra uma reorganização das populações silvestres. A restrição dos acessos permitirá o manejo progressivo da fauna local, sem prejudicar o lazer nas áreas de uso público intensivo. Precisamos fazer com que essa reaproximação da fauna com o público não seja impactante, assim como fizemos em 2017, e, para isso, reabriremos as áreas de forma planejada, paulatinamente e de forma organizada, visando à segurança dos visitantes e à conservação de toda a biodiversidade”, explica o presidente da Fundação.
No caso do Parque da Serra do Curral, a trilha “Travessia da Serra do Curral”, na crista da montanha, ainda não foi retomada (estão em andamento ações de readequação e manejo da área), mas os visitantes poderão percorrer a pé e sem guias o trajeto dos mirantes 1 a 3 do Parque, como já era feito antes, em um percurso total de aproximadamente 1,8 km em trecho de média dificuldade.
O Parque Roberto Burle Marx estará com todas as áreas internas abertas à população.
Melhorias
Durante o período em que ficaram fechados, os parques passaram por importantes intervenções e melhorias. Além da manutenção regular da vegetação, no Parque das Mangabeiras foi feita ainda a reforma do Centro de Educação Ambiental e dos banheiros, pintura de equipamentos na Ciranda de Brinquedos e a limpeza do lago das carpas e de toda a cobertura da Praça das Águas, um serviço de alta complexidade (a última intervenção foi há 30 anos).
No Parque da Serra do Curral, foram iniciados dois projetos de pesquisa que visam à conservação do cacto Arthrocereus glaziovii (Cactaceae), espécie endêmica e ameaçada de extinção descoberta no local há cerca de três anos. Também continuam em execução as ações de manejo e adequação do percurso entre os mirantes 3 e 10 do Parque. Além disso, foi iniciado o processo de implantação de mais três aspersores (ainda em andamento) que, junto com os já existentes, vão totalizar 19 equipamentos no parque para aumentar a eficácia das ações de combate aos incêndios florestais, visando minimizar os danos ao meio ambiente.
Já no Parque Roberto Burle Marx, no Barreiro foi feita implantação de novos jardins e revitalização paisagística, troca de iluminação e a pintura dos vestiários da área esportiva do local.
Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Leia também: Mineradora Ferrous divulga novas oportunidades de trabalho em Congonhas

Última atualização em 19/08/2022 às 11:05