Menu

Famílias de distrito de Ouro Preto poderão voltar para suas residências após redução de área de inundação de barragem da Vale

26/05/2022 às 12:22
Tempo de leitura
2 min
Vertedouro da Barragem Doutor, em Ouro Preto - Foto: reprodução/Vale
Vertedouro da Barragem Doutor, em Ouro Preto - Foto: reprodução/Vale

A Vale publicou um comunicado na manhã desta quinta-feira (26) informando que houve uma redução da mancha de inundação da barragem Doutor, localizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, o que permitirá o retorno de famílias e a reabertura do Clube Samisa.

De acordo com a nota, mais de 40 edificações, incluindo o Clube Samisa, deixam de fazer parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura pertencente à mina Timbopeba, devido a redução de mais de 15% da mancha hipotética de inundação da barragem, o que corresponde a 13km2. A mancha foi revisada pela Vale e validada, este mês, pela SLR, empresa auditora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Para que a decisão fosse tomada, o estudo levou em conta, entre outros fatores, a diminuição do volume de água devido à condição atual do vertedouro (ensecadeira), maior detalhamento do modelo e conhecimento do material do reservatório. As informações foram divulgadas na quarta-feira (25/05) pela Defesa Civil de Ouro Preto e pela Vale, em reunião com a comunidade de Antônio Pereira.

A mineradora reitera que avaliações em campo estão sendo realizadas pela Defesa Civil, em conjunto com a empresa, para precisar o número de famílias que deixam de ser impactadas pela macha da barragem. Ciente dos efeitos dessas mudanças na rotina da comunidade, a Vale anunciou que irá discutir o retorno conjuntamente com cada família, respeitando seus interesses.  

Apesar da possibilidade do retorno de dezenas de famílias, há também outras que terão que ser evacuadas por segurança, já que o atual desenho da mancha ainda prevê a realocação preventiva de duas famílias, uma em Antônio Pereira e outra na Vila Residencial Antônio Pereira. Ambas as famílias já foram comunicadas e, segundo a Vale, receberão todo o suporte da empresa no processo de escolha e mudança para moradias temporárias. 

A Vale ressalta que não houve alteração na condição de segurança da barragem Doutor. A estrutura, que está em processo de descaracterização, permanece em nível 1 de emergência e é monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana.