Menu

Um hábito da pandemia que virou rotina no Brasil: Compras online

21/09/2021 às 14:02
Tempo de leitura
5 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Durante a pandemia do Covid-19, as pessoas foram praticamente obrigadas a mudar de comportamento. E uma das principais mudanças está relacionada com a prática das compras através da internet, ou compras online.

Já faz um bom tempo desde que o hábito de comprar pela internet começou a se popularizar. Muitas pessoas veem as vantagens de comprar os produtos em lojas virtuais a algum tempo, entretanto, algumas outras pessoas resistem em experimentar esse tipo de compra.

Com as medidas de restrição impostas como forma de contenção ao avanço do Covid-19, muitas pessoas tiveram que reajustar os seus hábitos e até a forma de pensar. A pandemia interrompeu o funcionamento de muita coisa, mas não acabou com a necessidade das pessoas.

Foi essa necessidade que acabou tornando as compras através da internet uma verdadeira tendência durante a pandemia. Mas de acordo com os especialistas, esse tipo de compra não é uma tendência passageira, na verdade muitos entendem que essa é uma tendência para o futuro.

Compras online são uma tendência do futuro?

As compras online são consideradas como uma tendência para o futuro em virtude das facilidades que esse tipo de compra oferece para as pessoas. Uma das principais características desse formato de compra é a comodidade.

É possível comprar praticamente qualquer coisa sem sair de casa e não é apenas isso, você pode comprar produtos de qualquer lugar do mundo usando um celular ou um computador.

Esse formato de compra ajuda a reduzir as distâncias entre as pessoas, e também ajuda muitas pessoas a desenvolverem empreendimentos de forma prática e mais barata.

Acontece que vender online também é vantajoso, já que as lojas online nem sempre precisam ter atendimento físico. Essas lojas podem funcionar apenas como depósitos, e disponibilizar os produtos na internet.

Isso reduz significativamente o custo de manutenção dos estabelecimentos, fazendo com que o valor dos produtos caia consideravelmente. Mas apesar de tudo, surge uma pergunta: por que muitas pessoas ainda têm medo de comprar pela internet?

Porque muitas pessoas têm medo de comprar online?

Enquanto para alguns as compras na internet são uma realidade bem atual, para outros, esse tipo de compra é algo a se evitar. Algumas pessoas têm muito medo de realizar compras pela internet, e isso acontece por conta da falta de confiança nas soluções de segurança.

Algumas pessoas simplesmente não entendem como é possível comprar um produto com o qual você não tem contato. Ainda existem algumas pessoas que não se sentem seguras por não saber como podem interagir com as ferramentas de comunicação atuais e se proteger.

Isso normalmente acontece com pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência com o ambiente virtual, mas para sanar as dúvidas e afastar todos os medos, vamos entender se comprar pela internet é seguro.

Comprar pela internet é seguro?

Comprar através da internet geralmente é algo muito seguro, principalmente se você utiliza plataformas que são reconhecidas pelo potencial e pela estrutura. Existem diversas plataformas onde você pode comprar produtos de forma segura. Se você for lojista, pode aumentar as suas vendas com o comércio eletrônico.

Geralmente as principais plataformas de venda funcionam no formato de marketplace. Essas plataformas funcionam como mediadoras de pagamento, ou seja, elas possibilitam que você pague ao vendedor pelo produto vendido.

No geral, essas plataformas só disponibilizam o dinheiro para os vendedores quando você confirma que recebeu o produto. Essa é uma forma de garantir que sua compra seja segura, entretanto, se você não conhece o site é bom se informar com alguém mais experiente.

Quais são as vantagens de comprar online?

Comprar pela internet é muito vantajoso, e nós vamos te ajudar a entender algumas das principais vantagens, que são:

  • Menor preço;
  • Variedade;
  • Comodidade;
  • Informações;
  • Segurança.

Essas são apenas algumas das principais vantagens de comprar através da internet, e vamos avaliar cada uma dessas vantagens, começando pelo valor dos produtos.

Conforme destacado anteriormente, os produtos oferecidos na internet geralmente são mais baratos que os produtos de lojas físicas, sem mencionar as compras que podem ser realizadas com códigos promocionais online, que ajudam a reduzir ainda mais o preço dos produtos.

Outra vantagem é a variedade, como você tem acesso a produtos de diversos vendedores e lojas diferentes com apenas um clique, é possível encontrar uma variedade bem maior de produtos, o que dificilmente acontece em lojas físicas.

A comodidade é inegável, você pode comprar roupas, eletrônicos, móveis e diversos outros produtos sem sair de casa, e às vezes até sem sair da cama, e o melhor é que você tem acesso a muito mais informações sobre os produtos do que em uma loja física.

A segurança é uma das principais vantagens das compras online, já que se você comprar em um site confiável pode ter certeza que sua compra vai chegar sem problemas. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender porque esse tipo de compra se tornou uma rotina e uma tendência para o futuro. Se gostou do artigo, compartilhe!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:20