Menu

A linda história de luta da cadelinha Melissa

16/11/2022 às 12:35
Tempo de leitura
3 min
Foto: ONG IDDA
Foto: ONG IDDA

No final do mês de outubro, a Clínica Veterinária Habitat recebeu uma paciente guerreira. A Melissa, uma cadelinha caramelo, havia chegado para uma consulta, aparentando estar sentindo muitas dores. De acordo com o proprietário, ela estava sem comer há três dias, aparentava sentir dor abdominal, prostração e não bebia água. No dia 05 de novembro, a cadelinha recebeu alta da Clínica Habitat e retornou ao lar temporário, onde aguarda um novo tutor. A história da Melissa é de muita luta e a Habitat vai trazer um pouco dela abaixo.

A primeira mudança: o nome

Melissa
Melissa – Foto: ONG IDDA

Aproximadamente um ano atrás, ela foi resgatada pela ONG IDDA (Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais), após ter sido atropelada no centro da cidade de Mariana – MG. De acordo com Luciana Salles, voluntária da organização, o motorista não prestou socorro no momento e devido a uma fratura séria em uma vértebra da coluna, Melissa havia perdido os movimentos dos membros traseiros. Na época em que a cadelinha passou por tratamento, foi informado que a paraplegia era irreversível.

Depois de muitos meses internada, Melissa passou um tempo também no CAA (Centro de Acolhimento dos Animais). Com o apoio de muitas pessoas, a cadelinha recebeu o melhor atendimento e tratamento, até receber alta e voltar para casa. Depois dessa primeira vitória, os voluntários resolveram trocar o seu nome de Malvira, para Melissa.

A segunda vitória de Melissa

Recentemente, Melissa estava com complicações renais e aparentava sentir muita dor. Seus tutores a levaram ao médico veterinário e o quadro não era favorável. Sem saber exatamente o que poderia estar acometendo a cadela, alguns exames foram feitos. Porém, mesmo que ainda não se soubesse ao certo o que se passava, alguns medicamentos já foram ministrados para que ela sentisse menos dor. Melissa teve que passar por uma internação novamente. Não tinha forças para urinar, não conseguia comer e chegou a vomitar duas vezes enquanto tentavam alimentá-la.

Após a leitura dos exames, inclusive ultrassonografia abdominal, foi diagnosticado a doença do carrapato. Uma hemoparasitose grave, causada por hemoparasitas que atacam o sangue do animal, podendo levar à morte. A babesiose é uma doença grave, onde os protozoários atacam os glóbulos vermelhos do animal, que são responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue.

Foram 11 dias de tratamento intenso. Diariamente estava sendo acompanhada de perto pela equipe veterinária e recebendo todo o apoio médico necessário. Quando finalmente Melissa recebeu alta, a própria clínica foi responsável pelo banho, tosa higiênica e corte de unhas, para que ela voltasse para o seu lar temporário.

O desfecho dessa história pode ser ainda mais feliz

Melissa agora já está em seu lar temporário, onde ficará enquanto espera por um novo tutor. As imagens e vídeos que estão aqui neste texto são apenas pequenos exemplos da felicidade e alegria que ela sente agora. Se você também sentiu uma ponta de satisfação por descobrir essa história de superação, imagina como estão todos que participaram da sua recuperação. A Clínica Veterinária Habitat garante, que a principal característica da Melissa não é sua paraplegia, mas sim a sua alegria contagiante em viver.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 16/11/2022 às 12:40