Menu

Minas Gerais se destaca com 471 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro

16/09/2019 às 11:08
Tempo de leitura
3 min

Minas Gerais é um dos estados mais procurados pelos turistas. As montanhas, cidades históricas, belas paisagens naturais e a famosa culinária mineira são um grande atrativo paras os visitantes. E esse potencial turístico foi evidenciado na publicação do Mapa do Turismo Brasileiro, feito pelo Ministério do Turismo. O estado emplacou nada menos que 471 das suas 853 cidades. Índice maior que 55% do total. A publicação é ranqueada por classes, sendo que, em Minas, três cidades foram classificadas na classe “A”. São elas Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas.

As categorias vão de “A” a “E” e medem o desempenho turístico das cidades. Estar em boa classificação no ranking é importante pois é por ele que o Ministério do Turismo se baseia na hora de investir, tanto financeira, como tecnicamente, nas cidades. Quanto melhor colocado está o município, mais verbas irá receber.

Critérios

A classificação é definida por meio de cinco critérios: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.

Para poder entrar no ranking, as cidades tem que cumprir alguns quesitos. São eles: ter orçamento próprio destinado ao turismo e existência de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro

O canal oficial do Ministério do Turismo divulgou um vídeo sobre o Mapa do Turismo Brasileiro. Confira:

YouTube video

Clicando aqui você pode acessar o Mapa Interativo do Turismo Brasileiro. No endereço também é possível gerar relatórios comparativos.

Veja, nas matérias abaixo, locais para se visitar no estado de Minas Gerais:

Conheça Catas Altas, uma joia da região Entre Serras de Minas

Logo ali de BH: Santuário da Serra da Piedade, a padroeira de Minas Gerais

Entre as belezas de Minas Gerais: conheça Conceição do Ibitipoca

Férias escolares: lugares para passear com crianças em Minas Gerais

Confira 5 cidades mineiras para curtir o frio dessas férias

Tá de férias em Ouro Preto e Mariana? Confira lugares que você não pode deixar de visitar

COMENTÁRIOS