Menu

Vai vir para Minas Gerais? Separamos uma lista de destinos imperdíveis

02/05/2019 às 12:50
Tempo de leitura
7 min

Minas Gerais é sem dúvidas um dos estados mais belos e ricos culturalmente do Brasil. Paisagens de tirar o fôlego, culinária deliciosa e povo hospitaleiro estão entre os principais atrativos da terra das montanhas.

E se você é de fora e pretende viajar pelo estado, ou mesmo se é mineiro mas deseja conhecer outras cidades, o Mais Minas vai te ajudar! Fizemos uma lista com seis cidades que você não pode deixar de visitar. Confira:

Brumadinho

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Instituto Inhotim é o principal destino turístico daqueles que visitam Brumadinho – Crédito da Foto: Instituto Inhotim

Brumadinho é uma cidade que fica situada a 60 km de Belo Horizonte, capital do estado. Um de seus principais pontos turísticos é o Instituto Inhotim, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Mas quem pensa que Brumadinho é só Inhotim está enganado. Por lá você pode realizar atividades como a Sunset Yoga e o Pub Crawl, além de ficar hospedado em uma excelente rede hoteleira.

A Sunset Yoga, como o nome infere, é a prática do Yoga enquanto se vislumbra o pôr do sol, o que torna a experiência ainda mais relaxante.

Já o Pub Crawl, uma atração muito popular em Brumadinho, é uma noite onde o turista passa conhecendo diversos bares da região com o auxílio de um guia. São três bares diferentes, onde se pode permanecer por 2 horas e desfrutar dos serviços dos locais. Um fato interessante é que ao pagando R$ 20,00 você terá direito a um drink de cada um dos bares.

Vale lembrar que a tragédia do rompimento da Barragem da Vale na cidade não impede as visitas turísticas à cidade. Sendo as visitas inclusive benéficas para movimentação econômica, no município.

São Tomé das Letras

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Casa da Pirâmide, em São Tomé das Letras – Crédito da foto: César Gritti

São Tomé das Letras é sem dúvidas uma das cidades mineiras mais cheias de misticismo e história. Embora seja considerada uma cidade pequena, com uma população inferior a 7 mil habitantes, São Tomé das Letras tem muito o que oferecer aos seus visitantes.

Seu ar rústico e sua localização montanhosa e elevada a 1.440 metros acima do nível do mar fazem com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis nas proximidades.

São Tomé também carrega a fama de ser um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: “Cidade Mística”.

São Tomé das Letras fica situada a 350 km de São Paulo e de Belo Horizonte.

Poços de Caldas

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Monumento dedicado a Pedro Sanches de Lemos, primeiro médico de Poços de Caldas – Crédito da foto: Prefeitura de Poços de Caldas / Site Oficial

Localizada no sul de Minas, Poços de Caldas é uma das cidades mais belas do estado. A cidade é conhecida pelas obras arquitetônicas, como a Basílica de Nossa Senhora da Saúde e o Monumento Minas ao Brasil.

Muitos dos visitantes também vão à cidade em razão das suas riquezas naturais, como fontes de água mineral, utilizadas em diversas terapias e a Serra de São Domingos, onde você pode experimentar um voo de parapente por R$ 220,00. E depois de se aventurar, você ainda pode se deliciar com os famosos doces produzidos na cidade.

Outro destino procurado é Fonte dos Amores, onde você consegue fazer um dos mais tradicionais e impressionantes passeios do Poço de Caldas, podendo ver uma estonteante estátua feita de mármore com dois jovens abraçados, onde o amor é retratado e interagir com diversos macacos que sempre estão soltos pelo local. Um belo programa para casais, não é mesmo?

Tiradentes

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Ladeira histórica em Tiradentes – Crédito da Foto: Fui Ser Viajante

E se você gosta de paisagens históricas, mas quer sair do clichê Ouro Preto/Mariana, a cidade de Tiradentes é uma boa pedida. São inúmeras construções que remontam ao século XVIII e dão à cidade um ar imponente.

Suas principais atrações ficam concentradas no centro histórico, onde se pode visitar a famosa Igreja Matriz de Santo Antônio, o Relógio de Sol, a Casa de Cultura, entre muitos outros.

Outra atração muito procurada na cidade são as Marias-Fumaças, locomotivas a vapor com um belo e histórico design. Na cidade há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam hoje são do início do século XX. Os trens partem nas sextas, sábados, domingos e feriados, às 10h e 15h de São João del-Rei, e às 13h e 17h de Tiradentes.

Capitólio

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Cachoeira dos Cânions, em Capitólio – Crédito da Foto: Viajali

Capitólio está hoje entre as localidades mais procuradas pelos turistas, em Minas Gerais. Uma das razões para a procura é a cidade banhado pelo Lago de Furnas, que com 1.440 km² é um dos maiores lagos artificiais do mundo.

Quem visita Capitólio também não pode deixar de visitar o Mirante dos Cânions, que rende belas fotografias e uma vista privilegiada das belezas do local e nem o Paraíso Perdido, que sozinho possui 18 piscinas naturais de águas cristalinas.

E para os mais aventureiros, a cidade conta com diversas trilhas, trakking, cachoeiras e até mesmo passeios de balão. Vale a pena!

Sacramento

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Cidade de Sacramento possui belas paisagens – Crédito da foto: Fred Carvalho / Divulgação

E por último, não poderíamos deixar de comentar sobre a cidade de Sacramento, cidade localizada na microrregião de Araxá, no triângulo mineiro e que integra o circuito turístico da Canastra.

Na Serra da Canastra há ocorrência dos campos de altitude, uma variação do cerrado, com capões de mata nas grotas e vales. Este tipo de vegetação é habitat natural de espécies como o cachorro-do-mato, veado-campeiro, ema, siriema, codorna, perdiz, gavião, curiango e coruja. Nas partes mais altas é possível visualizar o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, espécies raras e ameaçadas de extinção.

Além dos passeios pela Canastra, ainda há muito o que se fazer por lá, desde ir a cachoeiras, visitar igrejas e ainda realizar passeios rurais típicos da região. Além de que, ao visitar o centro da cidade, você ainda poderá contemplar um dos maiores charmes do Sacramento, com diversos casarões em um estilo completamente eclético.

As férias estão chegando

Vai vir pra Minas? Separamos uma lista de destinos que você não pode perder

Animais interagem com visitantes na Fonte dos Amores, em Poços de Caldas – Crédito da foto: Filipe Martins / G1

Sem dúvidas estas estão entre as as melhores cidades para se visitar em Minas Gerais. Agora é só escolher em qual delas você pretende se aventurar para passar as férias ou fazer um passeio maravilhoso com a família.

E se quiser ainda mais opções de passeios em Minas Gerais, basta clicar aqui e ver os melhores pontos turísticos de Mariana e Ouro Preto.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:24