Menu

Vale vai implantar fábrica de artefatos para construção civil em Itabirito

06/06/2019 às 12:30
Tempo de leitura
2 min

A Vale anunciou que pretende implementar uma fábrica de artefatos para construção civil nas proximidades da Mina do Pico, em Itabirito. O projeto teve o licenciamento ambiental simplificado-LAS, formalizado pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a Prefeitura de Itabirito, apenas na fase de construção da fábrica, devem ser gerados cerca de 90 empregos. O empreendimento tem um investimento de R$ 15 milhões e terá a capacidade de processar 30 mil toneladas de lama de barragens ao ano.

Com o projeto, a Vale pretende reaproveitar os resíduos gerados pelo processamento de minério de ferro. Dessa forma, eles serão reutilizados na produção e utilização de artefatos para a construção civil.

Como resultado, é esperado que o procedimento diminua a necessidade de disposição dos rejeitos em barragens ou pilhas. Além disso, a necessidade de extração de recursos naturais não-renováveis deve ser reduzida. Portanto, o empreendimento também vai favorecer as relações sócio-ambientais, tornando-as mais positiva.

Desassoreamento do Rio Itabirito

Atendendo a pedidos da Prefeitura de Itabirito e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Vale também anunciou a liberação de recursos para a realização dos trabalhos de desassoreamento do Rio Itabirito. Segundo a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita), somente em 2018, foram retirados 104 caminhões de rejeitos do rio.

 

 

COMENTÁRIOS