Menu

Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, está entre os destinos mais procurados pelos turistas no país

24/10/2022 às 15:59
Tempo de leitura
3 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

Minas Gerais é destaque no turismo nacional. Em 2021, o estado foi o segundo mais procurado para viagens e o quinto com o maior gasto total em rotas no país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. Dentre os destinos mais procurados, destacam-se os distritos de Monte Verde (Camanducaia, no Sul de Minas) e de Lavras Novas (Ouro Preto) e a Serra do Cipó.

Ainda de acordo com a pesquisa, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde também ocupou a segunda colocação.

Para o secretário Leônidas Oliveira, a alta na procura é fruto de uma gestão estadual eficiente, comprometida com o avanço do turismo, setor que impacta e movimenta toda a cadeia produtiva.

“Minas se destaca por seu povo hospitaleiro e sua enorme riqueza cultural. O turismo é uma forma de propiciar experiências e incentiva os pequenos negócios e a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, explicou.

Emprego

A partir do lançamento do Programa Reviva, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), iniciado em maio de 2021, Minas Gerais criou, até agosto de 2022, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aproximadamente 100 mil novos empregos no setor de turismo.

Também de acordo com o IBGE, em julho e agosto de 2022, Minas foi o segundo estado que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades Turísticas, com 45,3%. Nesse mesmo caminho, o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre, registrando alta acima da média nacional, que foi de 25,9%.

Lavras Novas

Lavras Novas
Lavras Novas – Foto: Ane Souz

Um vilarejo amado por muitos durante os meses de frio, na região dos Inconfidentes, o distrito de Lavras Novas, da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, oferece inúmeras belezas e atrações para quem gosta de passear e conhecer lugares bonitos. Apesar de o inverno ter chegado ao fim, quem não teve a oportunidade de prestigiar um bom vinho as bases de uma neblina congelante no distrito, poderá se apreciar diante das lindas pousadas e cachoeiras para se refrescar no calor. É o que deixa esse lugarejo especial e cheio de variedades, um local pronto para ” turistar” , em todas as épocas do ano.

Além disso, com muitos restaurantes no decorrer das ruas, as diversidades de comidas chamam à atenção no distrito. A culinária mineira é típica no lugar e também conta com vários doces, caso vocês seja amante de uma bela degustação de coisas boas. Um ambiente totalmente agradável, é uma das terras de Minas Gerias que atrai muitos turistas, inclusive pessoas quem vêm de fora do Brasil, não se assuste se encontrar dialetos não regionais por lá. Quem vai, se apaixona logo de cara pelas serras, os blocos de pedras e as vistas maravilhosas, que são de caírem o queixo.

* Com informações da Agência Minas