A banda Lobo Temporal lançou. nesta segunda-feira (18), o clipe impactante da música “Quanto Vale?”, em homenagem às vítimas de Brumadinho e em protesto contra a Vale, mineradora responsável pela área onde tudo ocorreu.
No próximo dia 25, a tragédia de Brumadinho completará dois anos. Embora muito tempo tenha se passado, onze pessoas que estavam no local, no momento do rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, ainda estão desaparecidas.
O clipe foi produzido com fortes imagens da tragédia, por muitos chamada de crime. Ao longo dos quatro minutos da música é possível ver imagens do Corpo de Bombeiros tentando resgatar vítimas, algumas delas cobertas pelas lamas. Gabriel Lobão (baterista), Daniel Bispo (baixista), Luiz Felipe (guitarrista), Edinam (guitarrista) e Rogério Barsa (vocalista), integrantes da banda, também aparecem no clipe.
“Quanto Vale?” é cantada na primeira pessoa, justamente para dar voz às vítimas, que em fração de segundos tiveram suas vidas ceifadas. “Somos quase 300 grandes corações, viramos memórias, indenizações, alguns de nós ainda estão aqui. Deixamos pra trás todos que amamos, deixamos pra trás tudo que fomos, porque deixaram ser assim o fim? Nós precisamos saber. Vale! Quanto vale nossas vidas pra ninguém dizer que a lama está caindo sobre nós?”, diz a canção.
A música foi selecionada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens para fazer parte das ações de protestos pelos 2 anos de rompimento da barragem.
Indagado sobre o que sentiu ao assistir o clipe pronto pela primeira vez, Rogério, vocalista e compositor da letra, disse que foi “uma emoção enorme. Essa música quando eu a compus e a toquei pela primeira vez do início ao fim chorei sozinho, já sentindo que ela tinha um sentido maior. Assistir as imagens reais junto a música me fez sentir a tristeza e indignação que me inspirou a escreve-la”, revela o compositor.
Em janeiro de 2019, Brumadinho e o Brasil assistiram ao terror e desespero do que é o rompimento de uma barragem. Até hoje (18), foram encontrados 259 corpos. As buscas pelos corpos no local foram interrompidas em março de 2020 em decorrência da pandemia do coronavírus.
As vítimas eram pessoas que trabalhavam diretamente ou em empresas que prestavam trabalhos terceirizados para a Vale e pessoas que viviam nas imediações, locais que foram tomados pela lama.
Assista ao clipe da música “Quanto Vale?”: