Menu

CSN Mineração se manifesta sobre a situação da barragem Casa de Pedra, em Congonhas

Mineradora afirma que a estrutura continua segura e estável.
08/01/2022 às 22:43
Tempo de leitura
3 min
Barragem Casa de Pedra - CSN | Imagem: Google Maps
Barragem Casa de Pedra - CSN | Imagem: Google Maps

Vídeos começaram a circular na noite deste sábado (8) com uma suposta inundação de água e bloqueio do vertedouro, estrutura utilizada para bloqueio de vazão, da barragem Casa de Pedra, em Congonhas, da CSN Mineração. Junto com o vídeo, circula também um áudio com um suposto plano de fuga de funcionários, dizendo que a mineradora solicitou oito helicópteros de Belo Horizonte para evacuação, e que, caso a população ouça barulho de helicóptero, é para evacuar de sua residência e ir para um ponto seguro, pois significa que já está vazando água da estrutura.

Com as imagens e boatos espalhados pelas redes, a CSN Mineração se manifestou há pouco, por meio de nota, dizendo que, em função das chuvas intensas, houve pequenos escorregamentos em terreno natural e não na barragem Casa de Pedra.

A empresa também informou que já está trabalhando nessas contenções, e que segue monitorando os equipamentos com leitura em tempo real e que nenhuma anomalia foi detectada até o momento.

Por fim, a CSN afirmou que a estrutura continua segura e estável.

Prefeitura de Congonhas se manifestou mais cedo

No período da tarde, a Prefeitura de Congonhas, juntamente com a Defesa Civil e o Grupo de Ação Mútua que compõem o PMSB, informou que as barragens situadas na região do Alto Paraopeba, pertencentes às empresas CSN Mineração, Gerdau e Vale permanecem em monitoramento constante.

De acordo com o comunicado, nenhuma alteração na estabilidade das barragens foi constatada e que, em caso de qualquer anormalidade, todas as medidas de segurança serão tomadas.

O Município pediu para que a população fique atenta às orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e que siga as instruções de segurança repassadas em treinamentos já realizados em áreas de risco.

Em caso de dúvidas ou emergências entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3731-4133 ou acione os bombeiros pelo 193.

População reclama da falta de especificidade do comunicado

Com o comunicado da CSN Mineração disseminado nas redes, muitos moradores de Congonhas questionam a veracidade da informação, cobrando dados técnicos e relatórios que comprovem a segurança da barragem nesse momento em que o município sofre com intensas chuvas e com muitos pontos de enchentes e alagamentos.

Há também questionamento de populares solicitando uma comunicado em vídeo e com autoridades públicas e da empresa com a afirmação de que a estrutura está realmente segura.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:53