Menu

Barragem da Vale tem nível de emergência encerrado, em Congonhas

De acordo com a mineradora, a estrutura é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas.
16/12/2021 às 12:21
Tempo de leitura
2 min
Foto: Divulgação / Vale
Foto: Divulgação / Vale

A barragem Marés I, da Mina da Fábrica, localizada em Congonhas, teve o seu nível 1 de emergência encerrado nessa quarta-feira, 15 de dezembro. A estrutura foi construída em etapa única, com solo compactado e passou por melhorias neste ano. De acordo com a Vale, dona da barragem, dados e análises da barragem comprovaram fatores de segurança superiores aos exigidos pelas normas vigentes e capacidade de amortecimento de cheias com garantia de borda livre satisfatória, resultando na emissão de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva por auditoria externa.

O nível 1 significa que uma anomalia foi detectada, mas não há necessidade de retirada de pessoas vizinhas à estrutura. Segundo a Vale, a ação foi comunicada aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Ainda de acordo com a Vale, a estrutura é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. Por fim, a mineradora disse que segue empenhada no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança de trabalhadores e comunidades vizinhas à barragem.

No início do mês a barragem Forquilha VI, da Mina Fábrica, em Ouro Preto, teve seu nível de alerta encerrado e a Norte Laranjeiras, em Barão de Cocais, teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:10