Menu

Ministério da Saúde lança aplicativo para conscientizar a população sobre o coronavírus

14/03/2020 às 17:27
Tempo de leitura
3 min

O Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que tem como objetivo conscientizar a população sobre o coronavírus, centralizando informações relacionadas à disseminação, prevenção e tratamento.

Lançado em 28 de fevereiro, o aplicativo chamado “Coronavírus-SUS” está disponível gratuitamente na loja virtual do governo, na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android). Com ele, é possível obter dicas, cuidados e saber como se prevenir contra surtos do COVID-19.

Para isso, o aplicativo conta com diversos tópicos sobre os sintomas, sobre a prevenção e o que fazer nos casos de suspeita de infecção. O app também disponibiliza um mapa com as unidades de saúde mais próximas. Há, ainda, uma seção de notícias com informações do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus.

Ao acessar o app, é necessário aceitar os termos de uso – recomendamos que você leia todos os termos. Em seguida, é necessário permitir que o aplicativo acesse o local do dispositivo, para que possa localizar o seu endereço. Demora um pouco até que ele encontre sua localização, talvez esse seja um ponto de aprimoramento.

Uma pergunta já aparece em destaque: Como está sua saúde nesse momento? Para responder, você pode escolher entre “bem” ou “mal”. Se escolher “mal”, você se será direcionado para um breve questionário para autoavaliação do seu estado de saúde.

REDES SOCIAIS

As redes sociais também têm suas formas de auxiliar os usuários acerca do COVID-19. No Twitter, se você digitar #coronavirus na busca, acima dos tuítes sobre o assunto aparecerá a seguinte mensagem “Para garantir que você tenha as melhores informações sobre o coronavírus (COVID-19), recursos do Ministério da Saúde estão disponíveis.” Ao clicar em “saiba mais”, você será redirecionado para a página sobre o coronavírus do Ministério da Saúde.

No Instagram, se você fizer a mesma pesquisa, antes de visualizar as publicações relacionadas, aparecerá uma página com a seguinte mensagem: “Procurando informações sobre o coronavírus? Veja as informações mais atualizadas do Ministério da Saúde do Brasil para você se prevenir e ajudar a evitar a disseminação do vírus.”, com a opção de ser redirecionado também para o site do Ministério da Saúde.

No Facebook, pesquisando também por #coronavirus, aparece exatamente a mesma mensagem do Instagram. A única diferença é que ela surge no topo da página.

Essas informações também surgem para palavras relacionadas como #covid #covid19 #coronavirusbrasil, etc.