Menu

Coletivo Alagoas leva cores quentes para a passarela em Belo Horizonte

27/10/2019 às 23:04
Tempo de leitura
4 min

O segundo dia do Minas Trend foi cercado de atrações incríveis, pois, além de exposições, o Grupo Cisne Negro apresentou o espetáculo de dança “Trama”, mostrando que moda e cultura podem dialogar. E por falar em moda, designers do estado de Alagoas mais uma vez se reuniram para produzir o desfile “Coletivo Alagoas”, que trouxe muita cor para a passarela do Expominas, localizado em Belo Horizonte, capital mineira.
Endy Mesquita, uma das stylist que assinou o desfile do coletivo, disse ao portal Mais Minas que é desafiador juntar vários dna’s para falar de um assunto que faz parte da história de Alagoas.
Onze marcas alagoanas compuseram o desfile, são elas: Alana Tenório Brand, Ateliê Criar, Aquas Beachwear, Caleidoscópio Store, ateliê Endy Mesquita, Estúdio Manteferro, Brand Leila Monteiro, Lucia Bastos Concept&Creation, Maneka Moda Plus Size, Manu Mortari e Sandra Cavalcante. Todas essas marcas reunidas trouxeram o calor do nordeste brasileiro com o patrocínio do SENAI Alagoas e apoio do SEBRAE Alagoas, Sindivest Alagoas e SIEA. Parece que os mineiros gostaram, pois o público presente aplaudiu de pé quando as estilitistas entraram na passarela, ao final do desfile.
Ao ser perguntada sobre o fato do desfile ser construído por apenas estilistas mulheres, a designer da Endy Mesquita disse que “Esse empoderamento feminino vem invadindo não só as passarelas, mas como todos os mercados, a mulherada ta aí, com realmente aquela vontade de vencer e de crescer e hoje nós movimentamos, e administramos empresas, a gente pode ver isso dentro do sindicato, na passarela só tinha designers mulheres, então realmente nós empregamos, nós entendemos, nós temos filho, tem que ser dona de casa e empresária, é tudo”.
O desfile do Coletivo Alagoas trouxe para esta edição do Minas Trend a temática da Ilha do Ferro, um pequeno povoado, onde para chegar é necessário navegar sobre a águas do Rio São Francisco. Muitos artesões e artistas vivem na cidade alagoana. A Ilha do Ferro respira arte!
O Ateliê Endy Mesquita se inspirou no que ela chama de “Ilha que não é Ilha” e nas músicas do cantor e compositor alagoano Djavan, para a confecção da nova coleção. A marca traz elementos naturais para o mundo da moda, conchas, búzios, o exagero que faz parte da mulher alagoana e de muitas brasileiras: “a gente traz essa bossa, esse perfume dos acessórios, com um toque bem ousado e ao mesmo tempo bem brasileiro”, explicou Endy.

Jóias by Endy Mesquita.

Crédito da foto: Elis Bohrer/ Mais Minas


Participaram do desfile não apenas modelos padronizadas, as magras e altas, como também houve uma ruptura na normativa do mundo fashion mineiro, pois subiram na passarela do Minas Trend modelos Plus Sizes.
“Todas as marcas, elas precisam começar a olhar pras pessoas com esse olhar mais democrático, todo mundo quer vestir um vestido incrível que tá na passarela, colocar um colar incrível que tá na passarela, as pessoas cada vez mais elas querem se vê naquele produto, então foi muito importante pra gente ter essas modelos aí porque a gente realmente tá passando o que a gente tá vendendo, porque a gente não quer escolher público por tamanho, a gente quer realmente que todas as mulheres tenha acesso ao nosso produto”, finalizou Endy, sobre as novas formas de fazer moda.
Já Ana Tenório Brand, levou seu trabalho, confeccionado em palha e choche, uma bolsa, peça feita a mão para a passarela.
Bolsa by Ana Tenório Brand.

Crédito da foto: Elis Bohrer/ Mais Minas


A marca Aqua Beachwear investiu em acessórios maiores, veja esse colar:
Colar Aqua Beachwear

Crédito da foto: Elis Bohrer


Cleidoscópio Store trouxe jóias, inclusive para os pés das modelos.
Sandália e joas por Caleidoscópio Maceió

Crédito da foro: Elis Bohrer/ Mais Minas


O estúdio Monte Ferro traz a força das mineiras para os acessórios. Para o Minas Trend, a marca escolheu um colar com energia expressiva.
A Maneka vestiu as modelos Plus Size: Karol Ribeiro, Silvia neves e Cristiana Cardoso na noite de quarta-feira (23).
Maneca no Minas Trend 2019.

Crédito da foto: Elis Bohrer


Seria muito indelicado de nossa parte encerrar essa matéria sem antes falarmos sobre o trabalho e nova coleção da Sandra Cavalcante. Ela quem produziu os vestidos abaixo, inspirados na natureza:
Peças de Sandra Cavalcante no Minas Trend.

Crédito da foto: Elis Bohrer/Mais Minas

COMENTÁRIOS