Moradores de Florestal são evacuados por risco de rompimento de barragem de água

NEWSLETTTER

RECEBA O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS DIARIAMENTE
Digite seu Nome:

Digite seu E-mail:

Escolha o tipo e/ou às localidades que você deseja receber notícias -

Destaques

Previsão do tempo em Minas Gerais de segunda-feira (06/04)

Nesta segunda-feira (6), áreas de instabilidade atmosféricas que ainda atuam na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás...

Estudo revela que remédio antiparasitário pode parar o coronavírus em 48 horas

Pesquisas recentes mostram que a droga Ivermectina pode matar o novo coronavírus, que causa o Covid-19, em 48 horas....

Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte realiza processo seletivo

No dia 20 de abril inicia-se as inscrições do Processo Seletivo 001/2020 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da...

Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito em MG

Na manhã deste domingo (5), um grave acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio, na BR-262, KM...

Resultado da Mega-Sena 2249, Quina 5238 e outras loterias de sábado (04/04)

Aconteceu na noite deste sábado, 04 de abril de 2020, os sorteios da Mega-Sena, Dia de Sorte, Quina e...

Durante a noite de ontem, segunda-feira (17), cerca de 40 moradores do distrito de Gameleira, em Florestal, região metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas por risco de rompimento de uma barragem de água.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, os moradores do local estariam com medo de uma barragem de represa entrar em colapso. Assim, técnicos foram analisar a estrutura juntamente com policiais militares, assistentes sociais, o prefeito e o vice-prefeito de Florestal, além de um engenheiro da prefeitura e o Corpo de Bombeiros (CBMMG).

Após as análises foi verificado que a estrutura apresenta erosão e trincas no solo, o que ameaça a segurança da mesma. Além disso, a água não está passando para o outro lado da barragem, aumentando o volume de uma só.

Pelo perigo que a situação da barragem traz, moradores das casas mais próximas do local serão retirados de suas casas e alojados em pousadas próximas ou em casas de parentes.

Veja fotos da represa:

O proprietário do local onde a estrutura está instalada ficou responsável por esvaziar todas as represas do terreno e realizar obras para garantir a segurança da população e do distrito.

A Polícia Militar (PM) deverá monitorar o local para que os moradores não retornem para suas residências. A Polícia de Meio Ambiente deverá averiguar a documentação das represas em propriedade privada. Já a Assistência Social de Florestal deverá catalogar todas as pessoas que precisam ser evacuadas de seus imóveis.

Leia também: Prefeitura de Ouro Preto, junto da Vale e outros órgãos, traz esclarecimentos sobre a evacuação das 38 famílias no distrito de Antônio Pereira

O que é uma barragem de água

A barragem de água, também conhecida como açude ou repesa é uma barreira artificial para reter grande quantidade de água. A utilização das barragens são, principalmente, para abastecer zonas residenciais, agrícolas, industriais ou de energia hidráulica.

 

- Advertisement -