Menu

Blindado que atropelou carro em Kiev era ucraniano, diz jornalista

Os principais canais de comunicação do Brasil noticiaram que se tratava de um tanque russo.
03/03/2022 às 15:12
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um vídeo de um blindado atropelando um carro nas ruas de Kiev, na Ucrânia, apontado como russo nas redes sociais é, na verdade, ucraniano, de acordo com o correspondente de guerra, Elijah J Magnier, que tem 37 anos de carreira cobrindo conflitos no Irã, Líbano, Síria e outros países. Segundo o jornalista, se trata de um Tanque Estrela 10 ucraniano. “O motorista não estava prestando atenção, então passou por cima de um carro que vinha do outro lado”, relatou.

Em seu perfil no Twitter, o correspondente fez diversas postagens comentando o conflito e respondeu a um internauta, que havia mostrado o suposto vídeo, no dia 25 de fevereiro. “Ainda não há tanques russos nas ruas de Kiev. 1.780 retuítes e 2.353 curtidas O motorista do carro sobreviveu ao acidente. Cuidado com as informações (falsas) nas redes sociais”, escreveu.

Outra evidência de que não se trata de um tanque russo é o fato dos blindados da Rússia serem identificados com as letras latinas “Z” e “V”. De acordo com o Ministério da Defesa Russa, “Z” é de que estão lutando “pela vitória”. Já a letra “V” é associada a duas frases: “a missão será cumprida” e “força para a verdade”. A tradução é do intérprete de russo Edelcio Américo. O tanque mostrado no vídeo não possui tais identificações.

Os vídeos, que foram filmados por vários ângulos, de apartamentos diferentes, mostram o blindado cruzando a rua na direção oposta de um carro comum. De forma repentina, ele desvia à esquerda e passa por cima do carro, que se aproximava de uma bifurcação na pista.

Depois, o blindado simplesmente vai embora, numa ação que parece ter sido intencional. Depois, o vídeo corta para um grupo de homens retirando um idoso que estava preso nas ferragens do veículo. Pelas imagens, ele estava vivo e sem ferimentos aparentes, num evento que foi descrito como “milagre”.

Veja o vídeo:

Vídeo: Redes sociais

A maioria dos meios de comunicação brasileiros chamou o veículo de “tanque”, porém se trata de uma Strela-10, produzido pela União Soviética a partir de 1979, que é uma bateria antiaérea blindada e autopropulsionada, guiada por infravermelho. Ela ainda é fabricada pela Rússia, mas a Ucrânia também conta com um arsenal herdado dos tempos soviéticos, o que pode ter causado a confusão. De acordo com alguns canais de mídia local, o que aconteceu teria sido um acidente.