21 C
Belo Horizonte
terça-feira, 28 junho 2022

Saiba o que é o Lollapalooza, festival cercado de polêmicas envolvendo Lula, Bolsonaro e censura

Evento, assim como o Rock in Rio, tem edições por vários países do mundo

Quem são os bilionários russos aliados de Putin que estão sofrendo sanções na Europa e EUA?

Conheça os nomes e os patrimônios dos bilionários que apoiam Vladimir Putin na Rússia
Portal Mais MinasMundoAtaque russo incendeia usina nuclear na Ucrânia

Ataque russo incendeia usina nuclear na Ucrânia

Imagens das câmeras de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, mostram um incêndio na maior instalação nuclear da Europa. De acordo com o prefeito Dmytro Orlov, da cidade de Enerhodar: “O contínuo bombardeio inimigo dos prédios e unidades [da usina]” pareceu causar um incêndio na estação nuclear.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está pedindo “ação imediata” do mundo em meio aos ataques russos à maior usina nuclear da Europa.

“A maior usina nuclear da Europa está pegando fogo agora”, disse o presidente em um vídeo postado no Twitter.

Ele acusou os russos de atirarem deliberadamente nos seis reatores da usina de Zaporizhzhia usando tanques equipados com imagens térmicas. Invocando a “catástrofe global” em Chernobyl em 1986, ele alertou que as consequências de um colapso em Zaporizhzhia seriam muito piores.

“Europeus, acordem, por favor. Digam aos seus políticos que as forças russas estão atirando na usina nuclear na Ucrânia”, implorou.

Zelensky disse que esteve em contato com líderes dos EUA, Reino Unido, União Europeia, Alemanha e Polônia, bem como com a Agência Internacional de Energia Atômica, mas pediu aos cidadãos comuns que também levantem alarmes com seus próprios políticos.

“A propaganda russa alertou no passado que cobriria o mundo com cinzas nucleares. Agora, isso não é apenas um aviso, é real.”

Segurança de usina nuclear ‘garantida’

O chefe da administração estadual regional de Zaporozhia diz que a segurança da usina de Zaporizhzia está “garantida”.

Alexander Starukh postou apenas uma frase no Facebook, dizendo que havia falado com o diretor da Usina Nuclear de Zaporizhzhia em Enerhodar, e tinha sido assegurado de sua segurança.

“O diretor do ZNPP me garantiu que, no momento, a segurança nuclear do objeto está garantida”, escreveu ele.

Isso ocorre quando as principais autoridades ucranianas alertaram sobre um possível colapso nuclear devido a relatos de bombardeios russos lá

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: