20.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, 5 dezembro 2022

Renova Excursão

Como aumentar as vendas online e crescer profissionalmente com seu e-commerce

Montar um e-commerce de sucesso é um objetivo muito comum atualmente. Muitos empreendedores têm visto nas vendas online uma forma de ter um negócio lucrativo e crescer profissionalmente.

Contudo, visto o crescimento exponencial do número de lojas online e a pouca preparação da maioria dos que se aventuram nesse campo, é enorme o percentual de empreendedores que se frustram com esse tipo de iniciativa.

Tem uma loja online ou deseja investir em uma? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer isso de forma mais eficiente. Confira!   

Defina seu nicho e seu público-alvo

Mesmo que pareça mais lucrativo empreender em diferentes frentes, pelo menos no início, o ideal é focar o máximo possível em um único nicho (setor do mercado) ou público-alvo.

Escolha um setor que você se identifique ou que tenha experiência, ou ainda faça uma pesquisa para saber o que está em alta. Dentro do setor escolhido, defina para quem você vai vender. Descrevendo localidade, faixa etária, gênero, etc.

Determine também a forma e os canais para se comunicar com esse público.

Encontre a plataforma ideal

A plataforma ideal para hospedar sua loja online é aquela que garante outras possibilidades além de gerenciar o inventário, processar pagamentos e gerar relatórios de vendas, que são itens básicos.

Dentre as funcionalidades necessárias estão:

  • Definir categorias de produtos
  • Personalizar produtos por página
  • Ferramentas para incluir promoções e descontos
  • Suportar diversos tipos de pagamentos

Pesquise com cuidado essa ferramenta, pois a qualidade na navegação é, sem dúvida, um fator decisivo para vendas online.

Marketing

Com a loja montada, é hora de divulgar seu produto/serviço. Use o máximo de canais para isso. Redes Sociais, Youtube, email marketing, são os meios mais comuns.

Também é imprescindível manter um Blog corporativo. Lembre-se que, em todos esses canais você deve prezar por um conteúdo relevante e de qualidade. É essencial ainda criar formas de que sua audiência torne-se possíveis clientes.

Para isso, use ferramentas como links, formulários e botões de ação tanto para conseguir o contato dos visitantes, como para direcioná-los para sua página de vendas.

Atenção à logística

A logística é mais que o serviço de entrega. Ela envolve também uma boa gestão do estoque e o levantamento de fornecedores confiáveis. Com a devida atenção a estes pontos você garante a entrega com qualidade e no prazo acordado, fatores determinantes para a fidelização de clientes. 

Diversifique as formas de pagamento

A facilidade e flexibilidade no pagamento também é um importante fator para o fechamento de vendas e fidelização. Diversifique o máximo essa opção, também busque meios de pagamento que não exigem tantas informações do cliente a fim de agilizar o processo. 

Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados fará com que você identifique questões como os produtos mais vendáveis, o melhor período para cada produto, as formas de pagamento mais eficientes, os canais de marketing que mais convertem, entre outros. Assim você pode otimizar ou redirecionar suas estratégias no tempo certo.

Conclusão

Manter uma ecommerce de sucesso exige tantos esforços quanto qualquer modelo de negócios e você também precisa se capacitar ou, se possível, contar com consultorias especializadas como no marketing e financeira.

E, para quem precisa de um aporte inicial de recursos, é fundamental escolher a melhor modalidade de crédito. Um exemplo é o Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, o modelo que oferece as menores taxas e os maiores prazos de pagamento do mercado.

Siga essas dicas e o seu e-commerce terá muito mais chances de ser um sucesso!

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: